28 junho 2015

Futebol, Copa do Mundo e Torcidas Organizadas : até onde vai a paixão por este esporte?



   Hodiernamente, podemos ver milhares de pessoas, em especial o povo brasileiro a venerar esportes. Dentre tantos, o que mais se destaca é o futebol, pois, este é um esporte que movimenta dinheiro e emoção. A sociedade pobre, muita das vezes, sempre é a que mais sofre, pois, é a classe que não é levada a sério e em certos casos é tratada como lixo. Este fato ocorreu no mundial anterior em que a população foi humilhada, pisoteada e tratada como indigente por aqueles que plantam igualdade para todos. 

   A copa do mundo, ocorrida no Brasil 2014, para alguns foi alegria, mas para outros tristeza.Os grandes afetados com essa grande cultura do pão e circo foram os moradores de favelas que injustamente, foram desabrigados. De acordo com a Articulação Nacional dos Comitês Populares (ANCOP) cerca de 250 mil cidadãos foram expulsos violentamente pelos policiais que destruíram tudo. Diante disso, o Deputado Federal e ex jogador Romário afirmou que este fato ocorreu para que os empresários pudessem ganhar dinheiro com os  turistas hospedados na 12 cidades sede do pais 

  O futebol, protagonista da copa e considerado maior e melhor esporte do mundo, é um meio artístico que gera muito dinheiro e admiração. Contratos milionários, jogadores famosos e ricos são as principais características de um esporte feito para classes um pouco elevada. Uma partida de futebol leva, muita das vezes, milhares de brasileiros alienados à loucura. Mas nem sempre ocorre de forma pacífica . 

   As famosas e temidas torcidas organizadas atormentam a sociedade pelos atos vivenciados. Um exemplo desta violência ocorreu em 2013, no Recife, entre o jogo de Náutico e Sport. Neste, o jovem, Lucas Lyra, foi atingido por um tiro que o deixou com sequelas graves. Este fato só fez expandir ainda mais a mensagem do quanto é perigoso lugares como esses que impõe uma fictícia mensagem de paz 

  Faz-se necessário, portanto, que a população em si tome conhecimento do quão alienada elas estão. Grandes eventos como estes foram feitos para denegrir e ridicularizar com a imagem do pobre que, lamentavelmente, não tem como se defender. Crianças, jovens e idosos, vivenciam tristes cenas de despejações violentas, para que o outrem possa se divertir . Dessa forma, que as esferas governamentais possam investir mais em educação, saúde e segurança do que em mundial realizado no país em que a própria população não pode participar . 

Aluna: Monaliza  Rodrigues
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário