15 novembro 2012

O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI.

17 Comentários


TEMA – ENEM 2012

O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI.

Imigração satisfatória

      O processo migratório acontece desde a Antiguidade. Os povos, em busca de melhores condições de vida, vagavam rumo a uma terra mais promissora, com abundância em água e propícia à caça. Hoje, mesmo modificadas as formas de sobrevivência e consolidadas as demarcações territoriais, ainda ocorre à imigração. No Brasil, os fluxos migratórios passaram por diversas rotas em função da melhor distribuição de renda. Diante disso, o país ganha visibilidade externa e chama a atenção de indivíduos que almejam melhores condições econômicas; no entanto, verifica-se que há uma disparidade entre aqueles que aqui chegam, onde uns prosperam e outros não.

   Em uma análise inicial, é importante notar que a melhora na economia tem apresentado consequência positiva para o país. Isso se deve a descentralização dos grandes projetos, desconcentrando-se do eixo Rio-São Paulo e estendendo-se a outros Estados da Federação. Com isso, de olho nessas possíveis ofertas de emprego e objetivando altos retornos financeiros, pessoas qualificadas de diversas nações migram para o país. Servem de exemplo de rotas pretendidas os empreendimentos na Zona Franca de Manaus e no Estaleiro e Polo Petroquímico no litoral do Estado de Pernambuco.

    Em contrapartida, observa-se que o Brasil tornou-se também rota de imigrantes que dispensam qualificação profissional especializada. Por possuir extensa fronteira territorial com quase todos os países da América do Sul, transforma-se em potencial gerador de empregos na visão dos conterrâneos latinos. Dessa forma, por exemplo, colombianos, peruanos, bolivianos e paraguaios deparam-se com outra realidade ao chegarem ao país, onde são utilizados como mão de obra barata por empresários do setor econômico primário, obrigando-os a trabalhar por mais de 12 horas diárias e em condições sub-humanas análogas à escravidão.

   Percebe-se, portanto, que, embora o país apresente melhoras econômicas, ainda enfrenta problema no tocante às questões migratórias. Fiscalizar as fronteiras, combater os casos de trabalho exploratório e oferecer um sistema que integre o imigrante de forma a capacitá-lo e gerar renda mostra-se como algo viável para mudar a atual realidade. Assim, acolhendo quem chega de forma satisfatória para ambas as partes, o Brasil crescerá proporcionando oportunidade e num ritmo positivo.

Aluno: Rossini Gomes
Prof. Diogo Didier

17 comentários :

  1. Poxa, texto muito bom... Destruiu, parabéns a rossini e a você diogo pelo bom professor e amigo que és!

    ResponderExcluir
  2. muito legal... belo texto.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. mas do que bom é excelente

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela visão interessante e inteligente sobre esse assunto, ótima redação.

    ResponderExcluir
  6. vou fazer o ENEM e o que esta me agoniando mas é a redação,não sei por onde começar,falta assunto pra mim.sei que começa pela introdução,desenvolvimento e a conclusão,mas... ta dificil .

    ResponderExcluir
  7. legau o testo muito bo mermo

    ResponderExcluir
  8. queria ter o dom de escrever. mas no meio de uma redação me sinto presa, sem palavras, sem ideias.
    sei que é necessário pratica e persistência e quero parabenizar a autora desse texto está de parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas palavras Érica, infelizmente, também sou assim. Bruna.

      Excluir
  9. também passo pelo mesmo problema ERICA.

    ResponderExcluir
  10. Excelente texto, ótima visão e com um encadeamento de ideias muito bom. Parabens!

    ResponderExcluir
  11. Excelente texto. Lendo percebi que não sei argumentar da maneira correta e que tenho de melhorar minhas redações pois escrevo muito mal

    ResponderExcluir

Posts Relacionados