22 junho 2014

Embalsamento da beleza.


            Vênus para os romanos. Afrodite para o gregos. Clínicas cirúrgicas, cosméticos e academia para os brasileiros. Com a incessante busca por uma vaga nos padrões de beleza impostos pelos meios midiáticos, pessoas de diferentes graus adentram no mundo “fotoshapado” projetando em si o estereótipo ideal da beleza moderna.

            Outdoors, panfletos, propagandas e comerciais são a alma do negócio, assim como a beleza é o caminho para o sucesso. Usando meios comunicativos, o mundo dos cosméticos faz apologia ao rejuvenescimento milagroso. Produtos que prometem deixar qualquer pessoa 10 a 20 anos mais jovem. Como resultado, o Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, encontra-se em segundo lugar no ranking global do mercado de cosméticos.

            Similarmente, a procura por procedimentos mais rápidos como cirurgias plásticas para a implantação de silicone, Botox, dentre outros, não está longe de ser descartado pelos brasileiros. Com o aumento de 130,5% desde 2009, segundo especialistas do ramo, o grupo de mulheres é o que mais se destaca, mas isso não deixa de fora os homens, visto que hoje eles estão mais ingressos na área da beleza.

            Outrossim, é importante inferir as pessoas que não possuem a quantidade de posses necessárias para a utilização desses meios. Por isso, a cada ano o número de academias cresce no país, visto que a maioria busca entrar no manequim perfeito e expor as curvas exuberantes que os exercícios e as dietas proporcionam. 

            Desta maneira, é importante conscientizar a população de que a beleza formada pela mídia não é obrigatória, não é um modelo a ser seguido. Para ser feliz não é necessário embalsamar a beleza com maquiagens e cirurgias, mas  apenas se aceitar.

Aluna: Larissa Furtado
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário