Vênus para
os romanos. Afrodite para o gregos. Clínicas cirúrgicas, cosméticos e academia
para os brasileiros. Com a incessante busca por uma vaga nos padrões de beleza
impostos pelos meios midiáticos, pessoas de diferentes graus adentram no mundo
“fotoshapado” projetando em si o estereótipo ideal da beleza moderna.
Outdoors, panfletos, propagandas e comerciais são a alma do negócio, assim como a beleza é o caminho para o sucesso. Usando meios comunicativos, o mundo dos cosméticos faz apologia ao rejuvenescimento milagroso. Produtos que prometem deixar qualquer pessoa 10 a 20 anos mais jovem. Como resultado, o Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, encontra-se em segundo lugar no ranking global do mercado de cosméticos.
Similarmente, a procura por procedimentos mais rápidos como cirurgias plásticas para a implantação de silicone, Botox, dentre outros, não está longe de ser descartado pelos brasileiros. Com o aumento de 130,5% desde 2009, segundo especialistas do ramo, o grupo de mulheres é o que mais se destaca, mas isso não deixa de fora os homens, visto que hoje eles estão mais ingressos na área da beleza.
Outrossim, é importante inferir as pessoas que não possuem a quantidade de posses necessárias para a utilização desses meios. Por isso, a cada ano o número de academias cresce no país, visto que a maioria busca entrar no manequim perfeito e expor as curvas exuberantes que os exercícios e as dietas proporcionam.
Desta maneira, é importante conscientizar a população de que a beleza formada pela mídia não é obrigatória, não é um modelo a ser seguido. Para ser feliz não é necessário embalsamar a beleza com maquiagens e cirurgias, mas apenas se aceitar.
Aluna: Larissa
Furtado
Professor: Diogo Didier
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