18 maio 2014

Qual a importância do voto para a construção da sociedade?


O voto deturpado pela corrupção

        O sufrágio universal foi instituído na constituição de 1988, que é a usada atualmente.Com ela, o Brasil voltou a ser um Estado democrático e findou a ditadura. No entanto, a maior parte do povo, ainda, não vota de forma consciente e a política utiliza a corrupção para defender seus interesses, o que deturpa a democracia.
        Apesar de ilegal, a compra de votos no Brasil é muito comum. Isso ocorre, porque o povo não sabe o poder que esse artifício tem, logo, preferem ganhar migalhas ao invés de escolher seu candidato. Na verdade, é difícil acreditar na melhora do país, pois os problemas sociais só aumentam, assim, as pessoas desvalorizam o voto por causa do descaso de seus representantes.
      Existem também as campanhas políticas financiadas por empresas que fazem com que os candidatos eleitos sejam os de interesse de grandes empresários e não do povo. Isso será extinto nas eleições de 2016, pois o STF aprovou a proibição. Entretanto, o dinheiro que vai para os partidos agora é o público, isso beneficiará aqueles que têm mais representantes no poder.
        É em virtude da corrupção que o Brasil sofre arbitrariedades, como a carga tributária que sufoca os brasileiros e não é aplicada em benefício da sociedade. Portanto, observar as propostas, o histórico e as demais qualidades dos candidatos em que se votará é o dever de todo cidadão para erradicar a corrupção e construir uma sociedade justa e eficiente.
Aluno: Mateus Hermínio
Professor: Diogo Didier 

Nenhum comentário:

Postar um comentário