09 março 2014

Carnaval - por Ricardo Cunha




É a época do ano mais aguardada, a semana mais esperada por todos, chegou a hora em que as pessoas poderão se divertir sem preocupação, é hora do 'Carpe Dien'! Vamos extravasar, gritar, pular, dançar, ficar com vários na mesma noite, "tirar o atraso", é a hora da alegria! Onde tudo é permitido, não existe limites para a euforia. Homem com homem, mulher com mulher, beber, beber... Beber até cair! O que não vale é ficar parado, tem que cair no frevo do Recife, no axé da Bahia, 'grande Baheea!' Tem que deixar-se contagiar!. Mas o que me faz ficar consternado é saber que após esses cinco dias de festa e euforia, "a ficha cai", tudo volta ao normal, sendo que nada melhorou, tudo piora, mas não se engane meu caro! 

A coisa não vai piorar para o lado dos ricos nem da burguesia, eles vão lucrar com isso tudo, com todo respeito, a coisa vai piorar para o seu lado. Sem perceber é você quem paga a conta no final da festa. Enquanto a população se diverte, "eles" estão lá! Sucateando a educação, a saude e o dinheiro público. As sequelas desta festa profana vão ficar, e isso é inevitável. Mães que não vão ver mais os seus filhos voltando para casa, pais que vão chorar sentados numa calçada, ao ver seus filhos deitados na pista, eles estão mortos, vítimas de um imprudente, ou melhor, são vítimas de algum folião que bebeu um pouco mais e foi dirigir. 

Sem contar, no aumento significativo de soros positivos, vidas essas que jamais serão as mesmas, tantos sonhos frustrados, hospitais ainda mais superlotados, pessoas bebadas jogadas na rua como um lixo, a cidade numa verdadeira balbúrdia, meninas que deixaram de lado as bonecas um dia desses, perdendo sua pureza, essas mesmas meninas estarão gravidas daqui a uma semana, muitas dessas crianças vão crescer sem saber no mínimo quem é o pai, crianças que em um futuro não tão distante, estarão resignadas a viver uma vida sem perspectivas, sem educação, sem apoio familiar, são os futuros marginais da sociedade. 

A festa vai ser linda para quem vem de fora, os gringos acharão espetacular toda essa alegria, mas eles vem e vão embora... O fato é que a conta fica aqui, e alguém vai ter que pagar. Quem dera que o carnaval fosse esta coisa linda que a mídia mostra, mas a verdadeira face desta festa está oculta. É um retrocesso, estamos vivendo a velha política romana do "Pão e Circo", o que estamos pedindo de fato? Um país do futebol? Um pais do carnaval?. Não! Porfavor eu quero um país dos brasileiros! Eu quero de volta o país do Getúlio, o país do Goulart!. Eu quero um Brasil digno de se viver! Um Brasil altruísta, que pense nas gerações que hão de vir! Qual o legado que estamos deixando para os nossos filhos? É o carnaval? É o futebol? Isso é pouco! Isso é nada! 

Eu quero que o meu Brasil seja reconhecido como o país da educação, da igualdade, o país da oportunidade... Não adianta sair nas ruas, gritando como loucos, reivindicado os seus direitos e cair numa controversa, no velho dilema da burguesia para distrair os menos favorecidos. As eleições estão vindo aí, e o brasileiro ainda não aprendeu a usar a democracia ao seu favor! Ganhamos o Brasil que tanto sonhamos nas urnas, não nos gritos! A verdade é que essa nação não irá mudar, enquanto o conceito de "Ordem e Progresso" não mudar na mente dos brasileiros. 

Eu vou acreditar que o Brasil é denotativamente de todos, não quando ver os pobres com uma felicidade devaneia por estar brincando o carnaval, mas quando ver os pobres sorrindo, jubilosos por estarem ingressando numa universidade, quando os ricos ultilizarem o transporte público ou quando "o afavelado" virar doutor. O Carnaval chegou! É tempo de festa! Mas lembre-se que daqui a uma semana a festa acaba, e quando a festa acabar, as luzes do salão vão se apagar, os confetes vão para o lixo, e muitas vidas para o cemitério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário