26 janeiro 2016

As crianças fumantes na fotografia Frieke Janssens

Frieke Janssens, uma fotógrafa belga, ficou chocada quando assistiu um vídeo onde uma criança da Indonésia, aos dois anos de idade, fumava compulsivamente.
Isso a inspirou na criação de uma série fotográfica chamada Smoking Kids (Crianças Fumantes, em tradução livre), onde os modelos mirins se vestem como adultos e posam com cigarros nas mãos, fumando-o ou apenas ostentando o objeto.
O propósito de Frieke é fazer com que o espectador avalie o significado do hábito de fumar e como isso causa impacto nas crianças. A artista indaga: “Se nós não podemos escapar desse malefício, as crianças teriam alguma chance de conseguir?”.
A fotógrafa traz uma variedade de imagens, sendo algumas pessoais e outras usadas na publicidade. As crianças que fizeram parte do projeto variam de idade entre 4 e 9 anos e nenhum dos cigarros utilizados de fato continha tabaco. As crianças usaram queijo e pedaços de giz ao invés de cigarros e para a fumaça foram usados incensos.
Confira este belíssimo trabalho, abaixo, e depois dê uma olhadinha nos outros projetos dela, acessando o site ou o Facebook.
13 (4)1 (7)2 (7)3 (7)4 (7)5 (6)7 (7)8 (7)9 (6)10 (6)11 (6)12 (5)
6 (7)

Um comentário: