25 maio 2014

Mobilidade Urbana: O dilema da sociedade moderna. ‏


O dilema de ir e vir 

            Em meados do século XVIII, com o surgimento da Revolução Industrial, ficou cada vez mais evidente o ascendente número de motoristas nas estradas do país. No Brasil, paulatinamente o direito de transitar é um desafio, sobretudo nas área metropolitanas. Atualmente, o quantitativo de transportes públicos e a estruturação das estradas, infelizmente não acompanha a evolução da sociedade que utiliza desse meio; partindo do princípio que não há uma proposta voltada especificamente para o problema. 

            Hoje, trabalhadores, estudantes e pessoas especias diariamente passam por enormes dificuldades do início ao término das suas viagens. Super lotação, ausência na qualidade dos transportes públicos, assédio e roubo, tudo isso regido por empresas de transportes que cobram altos preços pelas passagens. Tornando-se válvula de escape para o começa das inquietações da população. Desta forma, fica difícil entender como o país que a menos de 35 dias antes da Copa do Mundo irá suprir as necessidades existentes do Brasil. 

            De acordo com o (IBGE), cerca de 49,8%da sociedade possui um veículo de locomoção particular, hoje o mesmo instituto de pesquisa também ressalta que a capacidade estrutural para o deslocamento dos transportes não chega a 30% do esperado. Tudo isso sendo guiado pelas políticas públicas que ao invés de se preocupar primeiramente com a estruturação das vias do país, preocupou-se em reduzir o (IPI), agravando ainda mais a problemática e lucrando cada vez mais com os acontecimentos.

            Portanto, é necessário que as redes governamentais se conscientizem que o direito de ir e vir seja de qualidade para todos que desfrutam dos meios de locomoção quando precisar. Que os tributos sejam investidos, de fato, as necessidades da população, não perpetuando assim a ideia de pão e circo que diariamente e propagada a sociedade brasileira.   


                                                                                                                                                                     Aluna: Juliana da Silva Cavalcanti.
                                                                                                                                                                       Professor: Diogo Didier.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário