11 maio 2014

Meios midiáticos: entre alienação e informação.


Sensacionalismo Midiático

      A vida em sociedade gira em torno de uma complexidade de fatores que influenciam as condutas das massas. A mídia, por sua vez, configura uma poderosa ferramenta formuladora e criadora de opiniões, normas, valores e subjetividades. Utilizando manobras estratégicas a fim de distorcer a consciência e atender um projeto de dominação alienante.

     A mídia é controladora, possui poder nas mãos e sabe ser ardilosa quando quer. Ditando as pessoas seu modo de agir, pensar ou até mesmo vestir. ela cria demandas, orienta costumes e hábitos da sociedade. Assumindo seu papel de "lobo" capaz de gerenciar uma massa.

     Aplicando a didática platônica, o mito da caverna ao sensacionalismo midiático, entendemos que essa metáfora transforma a mídia em nossa caverna pós-moderna. Retratando a cegueira intelectual que nos invade. Uma crítica ao próprio indivíduo que não enxerga a realidade, apenas aceita o que lhe é dito por comodidade. Evitando questionar, pensar e buscar a verdade.

     Cabe ressaltar que a mídia é o quarto poder do Brasil. e provém dela nossa maior fonte de informação, em especial a televisão. Porém, abusam deste poder, permutando liberdade por libertinagem. Resultando numa sociedade limitada, ignorante e alienada.

     Portanto, é evidente que a mídia parte de uma ideologia manipuladora e alienante. e exerce grande poder persuasivo sobre a população brasileira. No entanto, cabe a sociedade analisar e questionar aquilo que vê nos meios de comunicação a partir de um ponto de vista crítico. Evitando, assim, o desgaste ainda maior da massa atual.

Aluna: Líbna Monteiro
Professor: Diogo Didier


Nenhum comentário:

Postar um comentário