25 maio 2014

A constante busca da sociedade pela beleza


O estereótipo ideal

            Existente desde a Grécia Antiga, a perfeição é procurada assiduamente, com o objetivo de permanecer no padrão de beleza. Hoje, no Brasil, não é muito diferente. A era da beleza vem influenciando cada vez mais a vida da sociedade, fazendo com que sua estética corporal não tenha defeitos e seu estereótipo não seja criticada.

 A estrutura corporal, em ambos os sexos, vive sobre bastante pressão. Para as mulheres, os corpos ideais são baseados nos das modelos, cantoras, atrizes. Para os homens, os músculos bastante desenvolvidos são motivos de orgulho, muitos se depilam totalmente e almejam o homem do corpo divino. Com isso, a procura por academias está acontecendo gradativamente, o que por um lado é a demonstração de cuidado e bem estar como próprio corpo, tendo a sensação de satisfação com o próprio consigo mesmo.

Por outro lado, o físico ideal geralmente ocasiona bastante consequência como doenças, distúrbios mentais por causa da obsessão pela beleza, quando não ocorrem problemas em cirurgias estéticas. Ultimamente é apresentado em torno de 90% a 95% dos casos de anorexia ocorrem em mulheres, porém acontecem casos crescentes em homens, ambos com receio em engordar e se sentir excluído socialmente.

A mídia tem papel bastante influenciável em relação ao padrão estético, mostrando sempre pessoas definidas, mesmo que não estejam completamente saudáveis, mostram aquilo que está na moda, resultando no aumento do consumo. Segundo pesquisas de mercado, o Brasil é um dos países que mais gasta dinheiro pelo belo. Dessa maneira, a sociedade esquece sua personalidade e o seu natural.

Portanto, o ser humano se torna escravo do padrão estético e é perceptível que as pessoas estão dando valor a coisas desnecessárias. É preciso que a sociedade aceite o próprio corpo, e não deixem ser influenciados pelo mundo da mídia e o que a indústria deseja. O necessário é que o caráter seja mais aparente que o externo.


Aluna: Maysa Andrade
Professor: Diogo Didier

2 comentários: