19 agosto 2013

Tempo e homem : Quem controla quem?

 
          Tempo e homem, dois ingredientes essenciais da receita da natureza. O primeiro possui características rápidas e imponderáveis, faz refém o individuo contemporâneo. Entretanto, alguns se atrelam ao sentimento ilusório de ser livre deste, quando na veracidade dos fatos desde outrora mal sabe o que significa essa independência. Assim, “ o tambor de todos os ritmos” como diz Caetano Veloso, sobrepuja toda uma era.
          Desde sempre, o homem procura para si um melhor aprimoramento das coisas, tendo como base o tic-tac do relógio. O mundo moderno trouxe para nós um ritmado no qual vivemos de modo que por mais rápido façamos nossas obrigações, o tempo nunca é suficiente. Com a pressa do dia a dia incorre a perda de valores como a família e amizades. A busca pela realização pessoal profissional exige do homem o não aproveitamento do presente, e são criadas expectativas de um futuro incerto.
        O medo de envelhecer e a vontade de mudar o passado também exprime a avidez humana de controlar o tempo. O individuo hodiernamente, procura maneiras de manter-se sempre jovem, o que se torna difícil com o desgaste diário. Abusando de produtos estéticos, padrões impostos pela sociedade que caracteriza velhice como sinônimo de inutilidade.
        Todavia, vale salientar como o homem soube tirar proveito da sucessão dos anos; criou, reinventou, aperfeiçoou. É criador de excelente tecnologia e descobridor de inúmeras leis que regem o universo. Construiu riquezas inimagináveis, aprimorou seus conhecimentos e valores de toda uma sociedade, transformou a natureza em cultura.
         As substâncias indispensáveis da natureza andam lado a lado. Por vezes, o homem tenta sobressair do tempo. Contudo, o que nos cabe é aprender a aproveitar cada segundo que nos é oferecido. E tomar a máxima “entro num acordo contigo, tempo” como exemplo a ser seguido.
Aluna: Mirela Morgana
Professor: Diogo Didier
 
 

Um comentário:

  1. "SENSACIONAL" ... dizer o q deste primor de texto? Só por curiosidade: Qual a idade desta sua aluna?

    Dê a ela meus parabéns.

    Compartilhando!

    Beijão

    ResponderExcluir