19 agosto 2013

Professores são os verdadeiros herois

 
Professores não possuem super poderes, não voam, não se tele transportam, nem tão pouco andam em naves espaciais. Mas, os professores usam os poucos poderes que têm para salvar vidas, mesmo que isso lhes custe a própria existência.
Professores não são bruxos nem feiticeiros. Não fazem mágica, nem voam em vassouras. Mas, todos os dias fazem feitiços em sala de aula, tirando da cartola o saber necessário para o nosso aprendizado. Mostrando, assim, a verdadeira magia do conhecimento.
Professores não são atletas. Não concorrem a grandes eventos esportivos, nem ganham medalhas olímpicas. Mas, os professores correm muito para levar o melhor conteúdo possível para seus alunos em sala de aula, e nem sempre são reconhecidos por isso.
Professores não desejam estar no pódio. Não buscam ser sempre os grandes vencedores. Para eles, o destaque deve ser dado aos alunos, pois eles representam todo o esforço desse profissional. O 1°, 2° e 3° lugar são para eles, e os professores se sentem felizes com isso.
Professores não são celeridades. Não ganham notoriedade pública, mesmo exercendo a profissão mais importante do planeta. Eles não precisam ser estrelas midiáticas para ter luz própria. Seu verdadeiro brilho reluz nos olhos dos seus aprendizes, quando estes assimilam algo novo a cada aula.
Professores não ganham bem pelo que fazem. Diferente de outras profissões, eles continuam a fazer muito e a receber pouco. Mesmo assim, a maioria não deseja cifra milionárias de dinheiro. Querem apenas o valor justo pelo o que fazem e um pouco de reconhecimento por isso.
Professores não são despreparados. Eles acordam cedo, dormem tarde, comem mal, mas sempre mantém a energia necessária para abrir um sorriso de satisfação para seu o alunado. Despreparada é a sociedade que ainda não reconhece o esforço desses profissionais.
Professores não trabalham pouco. De segunda a segunda eles se dedicam a profissão. Para eles não há feriado ou final de semana. Todo dia é dia de apreender algo novo e repassar esse aprendizado adiante. É o único trabalhador que vai viver eternamente para a sua carreira.
Professores não fazem milagres, mas podem, ou deveriam ser chamados de santos. Trabalhar em péssimas condições de estrutura, ganhar pouco, e ainda fazer a educação progredir, sem o apoio governamental, é verdadeiramente um milagre divino. Algo digno de beatificação.
Professores não são meros reprodutores do conhecimento. Eles são os facilitadores do saber. Através da sua experiência e infindável doação, os professores repassam tudo o que sabem para seus alunos, ampliando suas mentes, construindo novos mundos e proporcionando um futuro melhor para estes indivíduos.
Professores não são apenas professores. São amigos, companheiros. Estão juntos dos seus aprendizes, orientando-os para a vida. Nessa relação, quebram muitas vezes a barreira do ensino e se aproximam do alunado. Dão e recebem confiança. Se tornam parte da vida deles, compartilhando, assim, alegrias e tristezas mútuas.
Professores não são pais e mães dos alunos. Mas, na ausência familiar, são os professores que assumem esse papel. Mesmo não gerando tais rebentos, podem ser considerados como responsáveis por eles, como se, de fato, os tivessem gerados. Eles dão atenção, carinho, amor, e uma série de outros sentimentos que muitas vezes são escassos na vida de seus alunos.
Professores são conselheiros, confidentes. Nos concedem o ombro nos momentos mais difíceis da vida. Estão sempre dispostos a ouvir nossos problemas e nos orientar quando precisamos de consolo. Sabem guardar  nossos segredos e  nos ajudam a encontrar maneiras de solucioná-los.
Professores dão bronca, chamam nossa atenção, pois estão preocupados com o nosso futuro. Quando estamos dispersos, é o professor que nos mostra o caminho de volta. Mas, nem sempre percebemos as boas intenções desse profissional.  
Professores tem o dom da palavra. Da sua boca, escutamos coisas como “vá em frente”, “você é capaz”, “o mundo é seu”, entre tantas frases que nos impulsionam a seguir adiante e a mudar nossa própria realidade.
Professores são professores, médicos, pintores, engenheiros, carpinteiros, advogados, porteiros, policiais, trabalhadores, enfim. Eles são a luz nesse mundo onde as trevas semeiam a ignorância. Por tudo isso, os professores são nossos verdadeiros heróis. Grandes guerreiros que lutam para vencer a guerra contra a falta de conhecimento com a única arma capaz de vencer esse problema: a educação.

3 comentários:

  1. Feliz é vc q tem o privilégio de lecionar para alunos deste nível ...

    ResponderExcluir
  2. ChoreIgor, pensei nos meus professores agora, e uma profissão de respeito e valorização, eu respeito eles e sei como eles dão duro para nós ensina

    ResponderExcluir
  3. ChoreIgor, pensei nos meus professores agora, e uma profissão de respeito e valorização, eu respeito eles e sei como eles dão duro para nós ensina

    ResponderExcluir