01 julho 2013

Onde protestar: No concreto ou no virtual?

Liberte-se da caverna!


        O protesto é um meio de manifestação pública com objetivo de reivindicação de direitos. É um canal bastante eficiente se feito por uma grande massa unida, de forma organizada com um único propósito em comum. A história revela inúmeros protestos que com êxito mudaram leis, dogmas e governos. Como movimentos sufragistas, feministas e o dos caras pintadas.

        Reivindicar é um direito de todo cidadão, principalmente em se tratando de uma democracia. No entanto, tal liberdade, tão limitada na ditadura militar e que parece ter sido reconquistada com seu término, não passa de uma ilusão.  Sabendo que constantemente policiais e militares abusam da autoridade que possuem e se utilizam da agressividade para conter manifestantes. Tendo ciência também, que o governo reprime o povo "sutilmente", ou seja, se utilizando de artifícios que alienam e controla a massa. Pela mídia, por exemplo.

       Diante de tais absurdos, nota-se que o Brasil não passa de uma oligarquia encapada de democracia. Pois, o país não é de todos e sim daqueles que têm capital suficiente para ascender às custas da miséria alheia. Com isso, é inevitável o surgimento de revoltas populares. Revoltas estas que se manifestam de variadas formas. Nas ruas e também virtualmente, através da utilização sensata da tecnologia. Sendo inclusive, a forte arma para a eclosão da Primavera Árabe.

       Falta, na maioria da população Brasileira, a consciência de que sua liberdade é ilusória. Precisam do mesmo senso crítico que milhares de jovens lutaram contra a ditadura e o Impeachment de Collor. Necessita sair da "Caverna de Platão" e enxergar a realidade tal como ela é. Tanto meios de protestos virtuais, quanto concretos, podem ser eficientes se todos unidos ideologicamente lutarem por um Brasil melhor. Em suma, o ideal é que cada um reavalie seus próprios conceitos, assumindo uma nova postura em prol do bem comum.

Aluna: Amanda Gabriele de F. Santos

Professor: Diogo Didier

Um comentário: