14 junho 2010

Álcool e Direção: Uma Combinação que Pode Ser Fatal

álcool, alcoolismo, imprudência, morte,combinação, direção, motorista, trânsito

Sancionada em 2008, com o intuito de minimizar o alto número de mortes nas estradas em decorrência do consumo de bebida alcoólica, a Lei Seca vem obtendo bons resultados desde a sua implantação. Essa nova medida, copiada do modelo bem sucedido aplicado nos Estados Unidos, está aos poucos reeducando a população dos perigos que resultam da junção entre álcool e direção. Em meio a esse progresso, eu acredito que deve haver uma maior divulgação para conscientizar as pessoas da importância de se respeitar essa nova regra. Até por que, a Lei, só trouxe beneficios para o país, contribuindo para a diminuição do número de acidentes em várias estradas.

Por mais recente que seja, essa lei já demonstrou uma significante mudança, principalmente no Brasil, onde os acidentes nas estradas envolvendo o consumo de bebida, ou qualquer outra substância de efeito alucinógeno, matam mais do que os conflitos armados no Oriente Médio. É realmente assustador saber que muitas pessoas morrem por irresponsabilidades de outras que, antes de dirigir, tomaram um ou dois goles de bebida. Só para se ter uma ideia, pesquisas públicas realizadas em meados de 2007, divulgou um alarmante saldo de vítimas fatais no trânsito; relatando que aproximadamente duzentas pessoas morriam todos os dias, antes da aplicação dessa lei.

No entanto, quando a Lei Seca foi aprovada e aplicada, o índice de mortalidade despencou para mais da metade, sobretudo nas cidades com maior fluxo de veículos como São Paulo e Rio de Janeiro. Essa drástica mudança se deve ao rigor imposto aos motoristas infratores, já que a lei prevê a aplicação de multa, apreensão do veículo e até a prisão da pessoa que estiver dirigindo com o teor de álcool superior ao estipulado pela Lei Seca (delimitado em 6 decigrama por litro de sangue). Vale ressaltar que se o individuo estiver alcoolizado e ainda envolvido em acidentes com vitimas fatais, responderá como crime doloso, ou seja, aquele em que a pessoa tem intenção de matar.

Com todas essas punições, ainda é visível a falta de consciência de alguns motoristas. Em vários flagrantes, encontramos facilmente pessoas saindo de bares após terem tomados algumas doses de bebida. Isso quando o infrator não tem tomado todas e se arisca em dirigir no fim da noite, podendo ser o protagonista de várias mortes, inclusive a dele. Essa situação piora quando o problema é focalizado nas estradas interestaduais, pois a falta de policiamento dificulta a fiscalização de muitos bares que ilegalmente vendem bebidas a qualquer hora do dia ou da noite.

Devido a essa irresponsabilidade de alguns, eu acredito que a população brasileira precisa se inteirar mais sobre essa nova medida do código de trânsito, pois, quanto mais pessoas souberem o que propõe essa lei, mais elas vão cobrar do governo medidas para ampliar a fiscalização dos locais mais longincuos do país. Com essa atitude, gradativamente diminuirão os casos mortíferos de acidentes, não só nos centros das grandes capitais, mas também no Brasil como um todo.

Mesmo não sendo uma criação nacional, a Lei Seca tornou-se sinonimo de beneficio e de segurança, pois desde a sua implantação, ela só trouxe melhorias para o país. Isso me faz ratificar a necessidade das pessoas buscarem mais informação, não só desta mais de várias outras leis que, em curto prazo, trouxeram significativas mudanças para a sociedade. Mudanças essas que foram positivas e estão a cada dia salvando centenas de vitimas, como é o caso da Lei seca que tem como principal objetivo alertar as pessoas sobre os riscos que acompanham a fatal combinação entre ÁLCOOL E DIREÇÃO.


4 comentários:

  1. Obg linda! Seu comentário é muito importante para a construção desse blog!

    ResponderExcluir
  2. Se eu tivesse lido esse texto antes da prova do ENEM :) Mas só as suas aulas no 2001 esse ano, já ajudou muito! õ/

    ResponderExcluir