29 junho 2014

Ato abortivo no Brasil. O tabu em torno da vida.



       Não é de hoje que a religião e a ciência se divergem em vários assuntos. Um deles, que causa bastante polêmica, é a legalização do aborto. Nos dias atuais, contamos ainda com os movimentos feministas que lutam e apoiam esse fato.
        No lado científico, o feto com até 4 semanas não possui vida ainda, pois o seu cérebro não foi formado e por isso o aborto não deveria ser considerado crime. Porém, o lado religioso, considera crime em qualquer estágio da gestação, pois eles acreditam que desde a fecundação, já há uma vida. Talvez, o Brasil, como um país laico, não deveria olhar tanto para o lado religioso.
        Alguns países como os Estados Unidos, já legalizaram o aborto. Contudo, o Brasil ainda considera esse ato um crime, exceto para 3 situações: risco de vida para a gestante, bebês anencéfalos e em casos de estupros. Cada vez mais cresce o número de abortos, principalmente os clandestinos. De acordo com o ministério da saúde, são aproximadamente 200 mil abortos clandestinos por ano. Esse ato ilegal, trás inúmeros riscos de vida para a gestante.
        Outro fator importante, é que infelizmente vivemos em um país machista, onde só as mulheres são culpadas, ou até inferiorizadas, por praticarem o ato abortivo. A partir dessa ideia, que os movimentos feministas foram ganhando força.
        Sendo assim, deve haver um investimento público em educação sexual, para que assim aconteça uma conscientização da população e eles comecem a fazer um planejamento familiar. E que a mulher tenha seu próprio direito de escolha, sem que a mesma seja julgada.

Aluna: Ingrid Lacerda Santos
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário