07 janeiro 2014

Salvar a natureza é salvar o homem!



            A relação do homem com o seu habitat vem se tornando cada vez mais desarmônica. Este atrito da espécie humana com seu lugar de sobrevivência passou a ser notado com maior facilidade pela falta de consciência das pessoas e também os progressos tecnológicos contribuíram neste sentido. Até hoje o planeta sofre graves consequências a estes danos causados pela própria sociedade.

        As questões educacionais também influenciaram na questão. Pode-se perceber isto a partir do momento em que se depara com maior facilidade com lixos em meio às ruas, que são jogados ali de maneira natural; automóveis que liberam grande quantidade de fumaça; e também à falta de hábito no ato de separação dos lixos orgânicos e inorgânicos nas residências.

        Junto a isto existe a presença do capitalismo, que sente o inesgotável anseio em números cada vez maiores de fábricas. Embora haja o lado positivo neste aspecto por conta do progresso urbano, a alta de grandes indústrias prejudica o planeta por causa da emissão de gases poluentes na atmosfera. Sem contar as fábricas que retiram da natureza seus meios de produção de uma maneira ilegal, prejudicando intensamente a fauna e a flora.

          A questão do lixo é também um fator que exige atenção. Isso porque apenas a região Sudeste do Brasil produz 89 mil toneladas de lixo por dia. Em casos como estes ou parecidos o encaminhamento incorreto deste material vem a prejudicar o solo e a atmosfera por conta da produção de gás metano e chorume.

         Diante de tais fatos, torna-se fácil perceber que há uma via de mão dupla na situação. Afinal. Enquanto o homem não passar a ter os devidos cuidados com a natureza, os desastres e perdas de grandes espécies se tornarão cada vez mais freqüentes. A população humana deve rever suas atitudes para com o meio ambiente para que a situação venha a melhorar para os dois lados.
    

Aluno: Moisés Cristiano
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário