15 dezembro 2013

Retrospectiva: Veja quem “Saiu do Armário” em 2011



Por Élio Farias – Equipe Homorrealidade

Fim de ano é tempo de revisar o que passou. E aproveitando que o mote desse site é o universo LGBT, vamos voltar no tempo e ver quais personalidades resolveram em 2011 assumir publicamente que são gays, lésbicas ou bissexuais. Essas pessoas, com sua sinceridade, contribuíram para aumentar a visibilidade LGBT e para reduzir o preconceito contra quem possui uma orientação sexual diferente da considerada maioria. Parabéns para eles e vamos à lista!

21 de Janeiro
Jonathan Knight: americano, 43 anos, cantor


Um dos integrantes do New Kids on the Block, Jonathan Knight acabou confessando que era gay no início do ano. Tudo começou quando a cantora pop Tiffany foi ao programa "What Happens: Live" e disse que namorou Jonathan, "antes de ele ser gay". A declaração surpreendeu alguns desavisados e Jonathan aproveitou o fato para confessar tudo. "Eu nunca me assumi para ninguém, mas para mim mesmo sim. Eu fiz isso há quase vinte anos. Nunca soube que teria de fazer isso publicamente apenas porque voltamos com o New Kids on the Block (...) Aparentemente o pré-requisito para ser uma figura gay pública é sair na capa de uma revista com a frase 'Eu sou gay' ", criticou.

31 de janeiro
Graeme Obree: escocês, 45 anos, ciclista profissional


Ele foi recordista mundial de ciclismo em 1993 e 1995, chegando a ser conhecido como "the flying scotsman" (o escocês voador, em livre tradução). Depois de um casamento falso que durou dois anos e de ter desenvolvido um transtorno bipolar por conta da repressão sexual, ele resolveu assumir sua condição e revelar toda dor que sofreu. “ Fui criado pela ‘geração da guerra’ e cresci numa época onde gays eram presos. Ser gay era tão impensável que simplesmente eu não poderia ser", declarou. Mesmo com a resistência inicial da família, hoje ele garante que tudo foi superado e que todos estão felizes.


31 de janeiro
Paul Zaloom: americano, 60 anos, ator


Ele ficou conhecido no Brasil ao interpretar o professor Beakman, que ensinava experiências científicas no programa infantil “O Mundo de Beakman” (1995-2002). Ele assumiu sua homossexualidade numa entrevista para a Info Exame, justo quando a reportagem perguntava sobre a filha que teve em um de seus casamentos héteros. “Eu fui casado duas vezes e tive uma filha incrível, a Amanda, hoje com 28 anos. Atualmente eu sou gay. Vai entender!”, brincou.


24 de fevereiro
Jessie J: Inglesa, 23 anos, cantora


Depois de muitas especulações, Jessie J confirmou sua bissexualidade em entrevista à revista Glamour. "Eu recebo centenas de cartas sobre isso. É importante para mim me abrir e ser honesta", defendeu. A cantora também falou da postura da família em relação a sua sexualidade. "Minha mãe e meu pai sabem disso há anos e levaram numa boa. Minhas irmãs fazem piadas sobre isso, pois elas são casadas e tem filhos e eu seria a rebelde. Isso porque eu tinha uma namorada e tatuagens, e isso era... hardcore", disse.


09 de março
Anton Hysén: sueco, 20 anos, jogador de futebol


Em entrevista à revista Offside, o lateral-esquerdo do Utsiktens BK, filho de um antigo defesa do Liverpool, tornou-se o primeiro jogador de futebol sueco a assumir sua homossexualidade publicamente. “Eu sei que tudo será diferente depois desta entrevista. Há quem não consiga conviver com homossexuais, assim como existem xenófobos que não conseguem aceitar estrangeiros. Talvez um clube se interesse por mim e o treinador mude de ideia depois que saber que sou gay. Mas não me importo. Agora todos sabem e acho que será incrível. Podem chamar-me o que quiserem, isso apenas me dará mais motivação”, defendeu.


27 de março
Steven Davies: britânico, 24 anos, jogador de críquete


Em entrevista ao "The Telegraph", Steven Davies tornou-se o primeiro jogador profissional de críquete a assumir sua homossexualidade. Davies disse ter saído do armário para a família há cinco anos, recebendo seu total apoio. Para os companheiros de time, o jogador se revelou em 2010 e pediu segredo. No entanto, meses depois, ele próprio resolveu falar do assunto para o grande público. "Essa é a hora certa para mim. Sinto que é certo estar aberto com minha sexualidade. Se mais pessoas o fizerem, mais aceitada a homossexualidade será”, concluiu.


05 de abril
Michael dos Santos: Brasileiro, 28 anos, jogador de Vôlei


Depois de ouvir termos como “bicha” e “viado” da torcida durante a polêmica partida do Vôlei Futuro x Cruzeiro, em Contagem (MG), o meio de rede Michael resolveu assumir sua homossexualidade e criticar a postura da torcida. "Sou gay, mas isso não precisa ser comentado. Todo mundo aqui sabe", falou ao site Globoesporte. "Eu prefiro não falar sobre isso. Não acho que seja importante. Quem me vê dentro de quadra e me conhece sabe o que sou. Mas foi uma agressão", desabafou para o UOL.


17 de abril
Evan Rachel Wood: Americana, 24 anos, atriz e cantora


Anos depois de interpretar uma lésbica no filme “O Lutador” (2008) e meses depois de terminar seu relacionamento com o roqueiro Marilyn Manson,, Evan Rachel Wood assumiu ser bissexual em entrevista à revista “Esquire”. “Eu topo qualquer coisa. Conhecer um cara legal, uma garota legal”, confessou. Evan começou a chamar atenção no drama adolescente “Aos Treze” (2003) e também interpretou uma rainha bissexual na série “True Blood”. Sobre seu relacionamento com mulheres, a atriz prefere uma postura mais masculina. “Eu faço mais o papel do homem. Eu sou a que domina. Eu abro as portas, pago os jantares. Sim, eu sou romântica”, afirmou.


15 de maio
Rick Welts: Americano, 58 anos, executivo do basquete


O presidente da time de basquete Phoenix Suns revelou publicamente sua homossexualidade em reportagem publicada no site do The New York Times. Welts começou sua carreira como gandula no Seattle SuperSonics e passou vários anos com Stern no escritório da Liga. Foi um dos arquitetos do fim de semana das estrelas (All-Star Weekend) e ajudou a erguer o perfil da NBA antes de se mudar para o escritório dos Suns. Disse que queria quebrar o tabu da homossexualidade no basquete. “Essa é uma das últimas indústrias em que o assunto não é discutido (...) Ninguém se sente confortável em conversar sobre o assunto”, afirmou.


15 de maio
Don Lemon: Americano, 45 anos, jornalista


Apresentador da CNN, Don Lemon decidiu afirmar sua homossexualidade na autobiografia intitulada "Transparent". Mas a notícia saiu na imprensa um mês antes do lançamento do livro. Nele, Don lembra que mesmo depois de assumir sua condição para a mãe, preferiu guardar segredo diante das outras pessoas por muito tempo. "Eu, como muitos gays, vivi uma vida de medo, medo que, se alguns dos meus chefes, colegas, amigos, vizinhos e família descobrissem qual era minha orientação sexual, me deixassem no ostracismo. É um fardo que milhões de pessoas carregam todos os dias”, confessou.


17 de maio
Preta Gil: Brasileira, 37 anos, cantora


Ao participar do 8º Seminário LGBT na Câmara dos Deputados, realizado em Brasília, Preta Gil foi aplaudida ao apoiar a causa e assumir sua bissexualidade em público. A cantora fez um discurso emocionado e reafirmou integrar o movimento LGBT. “Eu sou negra e bissexual, com muito orgulho. Podem se sentir representados por mim”, disse. Após o Seminário, pelo Twitter, a cantora trocou juras de amor com o marido, que já conhecia sua orientação. Ele a parabenizou e disse que sentia orgulho de ser casado com ela. “Te amo e tenho orgulho de você ser meu marido”, retribuiu Preta.


19 de maio
Agnaldo Timóteo: Brasileiro, 75 anos, cantor e político


Durante entrevista ao programa “Superpop” da RedeTV, o cantor Agnaldo Timóteo assumiu publicamente que é homoss... ops! Quer dizer, ele não assumiu propriamente, ele foi assumido sem querer... querendo!. Na verdade, foi o jornalista Felipeh Campos que deixou escapar ao vivo que, dentre os participantes do programa, tanto a ex-BBB Angélica, como Agnaldo Timóteo e ele eram homossexuais assumidos. Assustado com a afirmação, Agnaldo logo respondeu: "Não sou assumido, nem desassumido, sou Agnaldo Timóteo". Foi mais ou menos assim. Será que merece continuar na lista? Pela coragem, claro que não. Mas por potencial para assumir, quem sabe... Ainda dá tempo!


22 de julho
Regina Braga: Brasileira, 65 anos, atriz


Atriz com diversos personagens no teatro, TV e cinema, Regina Braga assumiu ser bissexual em entrevista para o Jornal do Terra. “Sou gay. Tenho certeza que todos somos todos bissexuais", defendeu. A atriz divulgava o monólogo “Um Porto para Elizabeth Bishop”, onde interpreta a reconhecida poetisa homossexual, e não hesitou em afirmar que também sente atração por mulheres. "Eu sinto que somos as duas coisas, que temos essa possibilidade na sexualidade. Acho que iremos nos envergonhar no futuro. A humanidade vai falar, 'como é possível que as pessoas fossem tão atrasadas, primitivas'", afirmou.

26 de setembro
Sean Maher: Americano, 36 anos, ator


O ator que integrou o elenco das séries “Firefly” e "Playboy Club" assumiu sua homossexualidade para a revista Entertainment Weekly. Sean Maher também revelou que é pai de duas crianças, que ele adotou em conjunto com seu parceiro de nove anos, Paul. "Sinto como se esse fosse um baile em que estou finalmente sendo apresentado ao mundo como eu sou. Eu estava morrendo de vontade de fazer isso!", revelou. Maher permanecia no armário porque tinha medo de que a revelação pudesse arruinar sua carreira. "Eu fui tão longe a ponto de ter relações com mulheres algumas vezes. Foi uma época muito confusa para mim", admitiu.


16 de outubro
Zachary Quinto: Americano, 34 anos, ator


O ator que viveu Sylar na série "Heroes" e ao Spock no filme "Jornada nas Estrelas" assumiu sua homossexualidade durante entrevista à revista "New York Magazine". A revelação ocorreu quando comentava sobre seu papel na peça "Angels in America", em que interepreta um homem que abandona seu parceiro após descobrir que ele tinha Aids. "Foi a coisa mais desafiadora que fiz como ator e a mais recompensadora. Ao mesmo tempo, como um homem gay, isso me fez sentir que ainda há muito trabalho a fazer, e ainda muitas coisas que eu preciso buscar", disse.


17 de outubro
Dan Kloeffler: Americano, 35 anos, jornalista


O âncora da ABC se inspirou no ator Zachary Quinto e também confessou sua homossexualidade. A revelação foi sugerida ao vivo, logo após a exibição da reportagem que falava de Zachary. "Eu estou pensando que poderia perder um tempo saindo com atores", disse. Em seguida, Kloeffler fez um post mais direto em seu blog. "Pela mesma razão que Zachary assumiu, também não quero esconder essa parte da minha vida. Como jornalista, não quero ser a história, e sim um homem gay que não quer permanecer quieto quando posso dar inspiração e força para as crianças que sofrem pelo que são", escreveu.


27 de outubro
Marco Nanini: Brasileiro, 63 anos, ator


Reconhecido por seus inúmeros e ótimos personagens no teatro, cinema e televisão, o ator Marco Nanini evidenciou publicamente sua homossexualidade em entrevista à revista “Bravo”. Interprete há 11 anos do personagem Lineu na série “A Grande Família” (TV Globo), Nanini deixou clara sua orientação quando falava dos seus relacionamento atuais. “Às vezes pintam umas namoradas, uns namorados... namoradas, não. Namorados... mas, se não pintam, sem problemas. Já vivi o que necessitava viver nessa seara”, confessou.


30 de outubro
Oliver Callan: Irlandês, 31 anos, comediante


Bastou ser acusado de fazer piadas homofóbicas que o comediante Oliver Callan logo se defendeu. “Homofóbico? Eu sou gay!”, afirmou. A revelação foi feita numa entrevista ao programa de TV “Saturday Night Show”, da emissora RTÉ. Nela, o comediante revelou como era ser homossexual, especialmente quando era mais novo. “Eu já fui chamado de bicha, viado, boiola, mulherzinha por anos na minha vida. Eu nasci em uma cidade do interior, sabia que era ‘diferente’ desde muito cedo. Eu me sentia o único.”, revelou.


10 de Novembro
David Testo: Americano, 30 anos, Jogador de Futebol


O meia do Montreal Impact, decidiu tornar pública sua homossexualidade durante entrevista à CBC Radio-Canadá. Nascido na Carolina do Norte, David começou profissionalmente em 2003 no Richmond Kickers, da Virgínia. No ano seguinte, transferiu-se para o Columbus Crew e em seguida para os canadenses Vancouver Whitecaps e Montreal Impact. O jogador disse que seus companheiros de clube já sabiam de sua orientação há mais de três anos e que precisava revelar isso publicamente, tornando-se um homem mais confiante. “É como transitar em torno de um segredo e nunca ter a permissão para ser você mesmo”, disse.

Bom... foram essas as personalidades que assumiram em 2011, mas sempre é tempo de aumentar essa lista. Caso tenhamos esquecido algum nome, pedimos que nos informe pelos comentários. Teremos prazer em complementar nossa retrospectiva.

Visto no: Homorrealidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário