10 novembro 2013

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil


         O Brasil é um dos principais países onde mais se acontecem mortes ligadas ao trânsito. O exacerbado uso de bebidas alcoólicas é um dos motivos que está relacionado com este crescente número de acidentes fatais. Por conta destes episódios, o Governo de vários estados federais implantou uma lei com o intuito de conscientizar certas pessoas que usam veículos, a “Lei Seca”. Porém, esta ainda não conseguiu inibir totalmente o uso de bebidas alcoólicas ao volante.

            Todos os dias pessoas são bombardeadas por diversos tipos de informações, seja ela construtiva ou não. Assim, percebe-se muitas vezes que os meios midiáticos corroboram de forma implícita para o uso de tais bebidas como a cerveja, tida como um símbolo da população brasileira. Isto demonstra uma erroneidade, ao invés de haver uma recomendação deste meio para este tipo de bebida ser ingerida de forma consciente acaba ocorrendo o oposto.

Além disso, o sistema capitalista, o qual visa apenas o lucro, deixa uma ambiguidade no que é posto como lei. Pois, este depende da produção de produtos e do consumo destes para ser forte, e com isso a diminuição da bebida não ocorre, aliás, cresce ainda mais e os acidentes em proporcionalidade com este crescimento acelerado.

Contudo, esta lei se faz um pouco errônea, ficando às vezes restritas as classes inferiores. Como no país o poder ainda se concentra nas mãos de poucos, esta lei acaba sendo falha para estes, os quais tem privilégios e são imunes a certas penalidades por conta do poder, o dinheiro é posto acima da vida. Assim, nota-se o caso do filho do empresário Eike Batista, Thor Batista, acusado de atropelar um ciclista, porém, sem punição.

Portanto, precisa-se que a Lei Seca seja imposta a todos e não que uma minoria permaneça de fora. Também precisa-se de reeducação para que este costume, o qual está se tornando inerente à população brasileira seja exilado da sociedade. Dessa forma as leis seriam bem absorvidas e não haveria mais estas fatalidades ocorrentes.

 Aluno: Alisson Ulisses dos Santos Silva.
Professor: Diogo Didier.


Um comentário: