24 abril 2013

Investindo numa sociedade melhor

 
      O educador no contexto atual do Brasil enfrenta alguns problemas estruturais e humanos. A má remuneração, o baixo investimento no professor e na estrutura escolar são exemplos de limitações enfrentadas por estes que desempenham um dos principais papéis na construção da sociedade. A cobrança por melhores resultados mesmo com o quadro acima está entre as principais causas da falta de profissionais na área da educação.
     Avanços na educação e na qualificação do professor vêm sendo impulsionados desde 1996, quando foi aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nesse período, os investimentos feitos nas escolas e em profissionais cresceram consideravelmente em municípios e no país. Mesmo assim, a educação e o educador não têm ganhado da sociedade o respeito e o espaço que necessitam para formar o cidadão que vai se tornar parte colaboradora dela e do estado.
    A defasada figura do professor no meio social dificulta a renovação da geração destes profissionais. Dados da Fundação Carlos Chagas (FCC), mostram que apenas 2% dos alunos do Ensino Médio desejam cursar alguma Licenciatura, sendo sua maioria de escolas públicas e mulheres. E quando perguntados da motivação da não escolha, afirmaram que a profissão é desvalorizada socialmente, mal remunerada, com rotina desgastante e o desinteresse e desrespeito dos alunos podem colocar em risco a vida do professor.
      O investimento no profissional que tem seu principal papel baseado na excitação de outros para a busca de conhecimentos é essencial para a construção de seres transformadores do seu meio. A sociedade brasileira precisa despertar para a importância do professor na sua construção. Segundo Abdeljalil Akarri, consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a melhoria na condição social e trabalhista do professor é base para a uma educação e, consequentemente, uma sociedade melhor.
Aluno: Vitor Florencio de Santana
Professor: Diogo Didier
 

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