17 março 2013

Um palco de tristezas e alegrias




      Sabe-se que o trânsito está presente diariamente na mídia e em toda a sociedade, portanto, é um assunto de extrema importância. A sensação de conquista na compra do primeiro carro e a de liberdade ao assumir o volante, entre outros, são sonhos e prazeres quando se trata do trânsito. Porém, este palco também apresenta faces contrárias, como a violência e tragédias, que na maioria das vezes estão relacionadas com a falta de responsabilidade ao volante.


      Um dos maiores transtornos do trânsito são os chamados engarrafamentos. Diariamente pessoas sofrem bastante com isto, que vem crescendo cada vez mais. Existem várias causas para este crescimento, e dentre as principais está a desorganização das cidades, que não suportam o número elevado de automóveis que por ali transitam. Este aumento no número de automóveis está ligado à facilidade de compra encontrada por qualquer pessoa de diferentes classes sociais.


      Atualmente um automóvel é comprado de maneira bem mais facilitada, e esta facilidade é espelhada no trânsito, já que o fluxo de automóveis é visivelmente maior ao longo dos anos. A compra de um carro, por exemplo, deixou de ser um luxo e se tornou uma certa necessidade. Famílias de todo o mundo chegam a possuir mais de um automóvel, principalmente se tratando de famílias pertencentes a classes sociais mais desenvolvidas.


      Infelizmente o aumento do fluxo também gera um crescimento por parte da irresponsabilidade ao volante. As consequências disto são o alto índice de acidentes no trânsito e tragédias frequentes. Um assunto de alta visibilidade midiática são as bebidas alcoólicas, que se misturadas ao volante acabam gerando graves transtornos.


      Portanto, o trânsito pode ser considerado um palco de tristezas e alegrias. Regras são criadas para serem cumpridas e possuem o intuito de resolução de vários problemas. Campanhas em diferentes meios comunicativos e o papel dos arte-educadores, por exemplo, têm uma enorme importância e, sem dúvidas, já ajudaram e salvaram várias vidas. Desse modo, cabe a sociedade um papel de conscientização, que é de importante valia ao se abordar um tema como o trânsito.

Aluno: Silvestre Gomes
Diogo: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário