11 setembro 2012

Influência do meio sobre o homem.




Tema: Influência do meio sobre o homem.

            Na democracia ateniense, a camada privilegiada era os seus cidadãos, homens livres, nascidos em Atenas e maiores de idade. Esses indivíduos eram os que poderiam exercer funções politicas. Hoje em dia, no Brasil, observam-se características das civilizações clássicas. São escolhidos pelo povo os representantes para gerir a nação, de certa forma deixando o governo centrado em uma pequena parcela. Surgir-se, assim, um cenário propício para a disseminação da corrupção, que vem ao lado da politica brasileira desde muito tempo, constatando a influencia do meio sobre o homem.

            Mensalões, desvio de verbas públicas, pagamento de propinas, contas no exterior entre outros escândalos caracteriza o ambiente de trabalho dos representantes do país. Os governantes disputam para aumentar seus ganhos e manter seus privilégios. Distanciando-se dos eleitores, desconsideram a suas funções seja elas no poder legislativo, judiciário ou ate mesmo no executivo. Colaborando para a péssima imagem ao exercer seus cargos de forma insatisfatória.

            Segundo os meios midiáticos, em um cenário composto pela corrupção políticos que agem de maneira coerente são motivos de chacotas, denominados de demagogos ou de Dom Quixote por muitos adversários. Como o deputado federal José Antônio Reguffe (PDT-DF) que abdicou de uma serie de benefícios, como a retirada do 14ª e 15ª salários e alguns assessores desnecessários, tornando-se incômodo para vários colegas de trabalho.

            Contudo, no Brasil o ambiente político impõe a corrupção aos indivíduos que ocupam algum cargo no poder executivo, legislativo ou judiciário. E aqueles que agem de forma correta, exercem as funções para qual foram designados honestamente se tornam alvo de piadas. Tal problema caminha com a sociedade desde tempos passados, mas se atitudes coerentes fossem tomadas no decorre das diversas situações. Poderia o meio influenciar o homem a realizar boas obras e deixar de lado a impunidade e a corrupção?
     
Aluno: Vinicius Rodrigues
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário