Convocação do Itaú

12:40


A grande festa do futebol vai ser na nossa casa...
O futebol muda as pessoas...
O futebol muda o país...
Vamos jogar bola que vai dar certo."

Ãhn?!! Jogar bola?

Itaú, lembra que em meados de 70 o governo Médici tornava-se o mais bárbaro período da ditadura? E que nesse mesmo ano, o Brasil jogou muita bola? Como nunca? Tanta que virou tricampeão mundial?
Mas não adiantou. Jogar bola não deu certo, Itaú. Não sei se você lembra.
Felizmente tinha gente fazendo outras coisas. Apesar das torturas e mortes, muita gente foi às ruas, foi fazer política. Fazer política deu certo!

Itaú, acho que meio que entendi (mais ou menos) o que você e a agência Africa estão querendo dizer.
"Chega de pessimismo, vamos em frente"..é isso? Tipo metáfora, né?

A propaganda é muito bonita...música envolvente, locução serena mas firme, pausada, fotografia impecável, boa redação publicitária (as velhas e boas frases curtas e de impacto, algumas no imperativo).
Mas "Vamos jogar bola que vai dar certo" acho que forçou um pouco, sabe?
Ainda mais agora, com tantas suspeitas de corrupção..Mensalão sem culpados, Carlos Cachoeira, Construtora Delta e as obras nos estádios da Copa... "jogar bola que vai dar certo" não me parece muito apropriado.

Apesar de ter minhas dúvidas sobre a Copa no Brasil, torço para dar certo sim, com certeza! Mas mantendo o pé no chão, na vida real. Um olho na Copa, outro na rapadura.

Então Itaú, sei que você está "convocando a todos os que amam este país para jogar bola". Mas apesar de amar meu país, vou recusar sua convocação. Primeiro, você não tem o direito de me convocar para nada, concorda?
Segundo porque acho que tem outras coisas que dão muito mais certo que "jogar bola".

Nem vou falar "vamos abaixar os juros que vai dar certo", porque respeito a regra, você está no seu direito de buscar o lucro. É do capitalismo, paciência.
Então tenho outras sugestões.

Sei que "jogar bola" é mais legal, mas vamos votar direito que vai dar certo, Itaú!
Nem precisa de aspas! Não é metáfora não! Vamos votar direito que vai dar certo!

Vamos ler jornal que vai dar certo!
Vamos ser honestos que vai dar certo!
Vamos estudar que vai dar certo!
A educação muda as pessoas!
A educação muda o país!

Esta é uma devolução de convocação minha a você, Itaú, e uma sugestão a todos os que amam este país. Vamos estudar. Brasil, vamos estudar que vai dar certo!

PS aos amigos: Este ano tem eleição. Apesar do tema parecer cada vez mais chato continuo pesquisando e discutindo política...meu foco é educação! Pois estudar dá certo mesmo, tenho certeza! Quais candidatos tem compromisso ou já fizeram algo pela educação? O Haddad foi um bom ministro da educação? O Serra foi bem na gestão estadual e municipal? E a Soninha? Muita coisa para ver..vou deixar a bola de lado para pesquisar.

LEIA TAMBÉM

0 FELICIDADES

recent posts

Comentários

Instagram