Não pode: ter celulite - por Mari

17:09

Como boa fangirl do Kendrick Lamar, vi o novo vídeo de King Kunta logo que saiu. E qual não foi minha surpresa ao me deparar com uma celulite feliz?
Finalmente!
maravilhosa
Oh yes we can!

Sempre achei a loucura em torno da celulite especialmente sem sentido. Além disso, ela é um belíssimo exemplo de como os padrões de beleza são feitos para ser inalcançáveis, já que sua existência não passa de uma espécie de “efeito colateral do estrogênio” (segundo a Super). Ou seja, basta ser mulher para ter. Claro que algumas coisas facilitam, como: pílula, sedentarismo, fumar, consumir açúcares, amido, enfim, tudo aquilo que se relaciona com uma existência, digamos assim, humana.
E já que estamos falando em existência humana, nada mais humano que uma bunda com celulites, né? Agora, tente dizer isso pra matérias como a abaixo:
amber rose
E essa frente de luta contra a celulite não se restringe às famosas, não. Basta notar as primeiras 4 manchetes que rolam em uma busca básica pelo termo:
celulite
Então quer dizer que apesar de, segundo a Wikipedia, celulite ser um termo coloquial para uma forma natural (que não caracteriza doença) de o organismo armazenar gordura, mesmo assim nós seguimos tratando sua existência como algum tipo de arqui inimigo indestrutível. E por quê?
Quando foi que convencionamos achar uma coisa apenas normal ao corpo feminino feia?
armas para destruir a celulite
Uma das dez armas para destruir a celulite

Como a maior parte das mulheres que eu conheço, comecei a notar minhas celulites na adolescência. E notar com um tanto de vergonha porque celulite só parece que existe assim:
anitta
(nossa, tem que demitir o iluminador e só fazer shows no escuro)

wanessa
(quer dizer que, apesar dessa falha gravíssima, ela continuou bonita? CHO CA DA)

daniela
(a que ponto chegamos onde as mulheres não se envergonham de seus corpos???)

tori
(gente, vão comer uma ~~laranja~~ e parar de inventar manchete ridícula, pelamor)

Então pode parecer besteira ou exagero, mas a forma com que as mulheres são retratadas nas revistas, na televisão e nas passarelas, com filtros, photoshop, mil tratamentos para parecer alheias ao tempo e à vida, sempre me fizeram ver minhas próprias celulites como uma anomalia.
Por isso, ontem, vendo essa mulher linda e maravilhosa dançando e sorrindo no vídeo me deixou feliz. Sei, claro, que ainda é um representação que objetifica, mas também sei que não foi a luz ou descuido, que ela não ficou triste nem chamou atenção por isso.
A celulite apareceu porque existe. Fim. Agora vamos adiante, por favor, caras.
Visto no: Lugar de Mulher

LEIA TAMBÉM

0 FELICIDADES

recent posts

Comentários

Instagram