Mídia: Veículo formador de opiniões
Os meios de
difusão de informação possuem um papel de destaque para a construção do caráter
humano, uma vez que através deles, muitos adquirem uma identidade voltada para
aquilo que lhes é atrativo. Com o avanço da tecnologia os parâmetros da imprensa foram ampliados de modo exponencial atraindo o público
de diferentes camadas sociais, principalmente as mais pobres.
A mídia nos
oferece uma ampla conduta de ideias, podendo nos influenciar a adquirir valores
essenciais através disso. Entretanto, a mesma também é veículo de alienação
que, por meio de suas lentes críticas, propõe a sociedade diferentes pontos de
vista em cima de contextos sociais, induzindo a adotar ou não ideologias muitas
vezes alienadoras. Ela cria modelos, costumes e hábitos da sociedade além de
definir tendências através de meios de comunicação para que as pessoas possam
se espelhar em estereótipos propostos pela mesma. Linhas de comunicação como a televisão,
internet, jornais e revistas são bases fundamentais para nos conectar ao mundo
que nos cerca diariamente. Contudo, é notável sua influência em nosso
comportamento, aderindo assim, novas concepções ao modo de agir e pensar da
sociedade.
O sistema
vem impondo diretrizes capitalistas em uma perspectiva de segundo plano, incitando
o espirito consumista do cidadão de modo que seja imperceptível sua alienação.
A exclusão social é um fator derivado do consumismo, uma vez que em muitos
lugares é necessário vestir artigos de marcas pré-estipuladas para que as
pessoas possam ser inseridas em um determinado grupo social. É evidenciado que a sociedade é um alvo fácil
de indústrias, pelo fato de muitas pessoas serem manipuladas pela mídia a
aderir preceitos errôneos de que apenas produtos de determinadas marcas são mais
suscetíveis a serem aceitos do que outros, tornando escasso o direito exclusivo
de livre opinião.
A mídia se
encontra em uma linha tênue entre a edificação de valores e a alienação deles. Segundo
o escritor inglês George Orwell, “A massa mantém a marca, a marca mantém a
mídia e a mídia controla a massa”. Enquanto fomos levados a professar valores e
opiniões estabelecidos por esses meios de veiculação de ideias, ao invés de
definirmos nós mesmos nossos pensamentos, seremos reféns de um ciclo
automatizado manipulador á serviço de poderios midiáticos.
Aluno: Guilherme Queiroz Braga
Professor: Diogo Didier
Destruiu muito!
ResponderExcluirVlw :D
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