29 julho 2013

No país das necessidades o que deve ser priorizado?

     
     O cenário brasileiro está repleto de falhas em várias partes. As verbas públicas não são investidas na sociedade de forma como deveriam. Os olhares voltados para a realização de eventos mundiais permitem que se agravem os problemas nas áreas de saúde, educação, segurança e até mesmo na infraestrutura das cidades.

     Dentre as mazelas sociais encontradas no Brasil, se tem a questão da saúde pública. É notável que os hospitais não têm capacidade de atender à demanda de pacientes à espera de atendimento, deixando que estes sejam tratados de maneira precária em corredores das próprias unidades de saúde por uma quantia escassa de médicos.

     A questão da educação também é um fator que pesa. A desvalorização do trabalhador educacional gera o desestímulo que pode ser transmitido para os estudantes. Isso sem contar a extensa carga horária do professor, já que o mau remuneramento de sua atividade o obriga, em muitos casos, a trabalhar em várias escolas para se manter dignamente.

     Além do mais, existe a defasada estrutura das cidades. Exemplos são vistos facilmente em noticiários, que retratam enchentes e desmoronamentos de barreiras, ruas e estradas esburacadas, e pontos onde não há iluminação, tornando propícia a ação de bandidos e intensificando a violência, fazendo com que a segurança da população se torne algo a desejar.


     Sendo assim, percebe-se uma contradição no país onde são gastos milhões de reais para que se possa sediar eventos de grande porte, e não se investe na sociedade da maneira correta. Tal realidade só será modificada quando o próprio cidadão perceber que seus direitos básicos estão ao seu alcance, porém só se tornarão concretos quando priorizados. 

Aluno: Moisés Cristiano
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário