14 abril 2013

A bela e difícil arte de lecionar



    Salários baixos, falta de estímulo, desrespeito e desvalorização do trabalho. Infelizmente é essa a realidade do profissional que oferece instrumentos indispensáveis para a construção do aprendizado. Ele também é responsável pela formação do indivíduo enquanto ser pensante. Esse profissional é o professor, que mesmo contribuindo de forma significativa para a evolução da sociedade, não tem seu esforço reconhecido e recebe um salário muito baixo.

      Existe um documentário chamado “pro dia nascer feliz” que conta a realidade do professor. O problema começa na formação, pois muitos profissionais não são bem preparados para atuar nas escolas e infelizmente, uma grande parte das universidades, sobretudo as públicas, não oferecem um monitoramento para regular a qualidade daquele universitário que no futuro se tornará um professor, um futuro formador de mentes da sociedade.

     Não raro, muitos professores abandonam sua profissão, pois acabam doentes por causa do estresse, muitas vezes não são preparados psicologicamente para tanta cobrança, como: diário de classe, ficha avaliativa, correções de provas, testes, trabalhos, projetos e muitos outros. Além do mais, o professor ainda é submetido a agressões, sejam elas verbais ou físicas. Mas, mesmo com todas essas dificuldades, o número de professores têm crescido.

       Muitos se perguntam o porquê desse crescimento, já que essa profissão é muitas vezes desvalorizada. É simples, isso é a prova de que ainda existem profissionais que sentem amor pelo que fazem. Esse sentimento é atrelado à vocação que muitos têm e fazem questão de não ser só mais um na sociedade, de deixar um legado, de mostrar que foram importantes para a formação de seres capazes de pensar e consequentemente existir. Com dizia Descartes: “Cogito ergo sum”. Esses sim são verdadeiros profissionais.

      Portanto, o que se espera é que cada vez mais profissionais ultrapassem as barreiras do descaso e consigam levar conhecimento para a mente de mais pessoas. Espera-se também que a situação do professor mude que um dia essa profissão seja realmente valorizada para que esse conhecimento seja passado da forma mais prazerosa possível. Pois é fato que o professor é a peça chave na qualidade do aprendizado. Então, essa mudança tem que ocorrer. Segundo Paulo Freire “mudar é difícil mas é possível”.

Aluna: Juliana do Nascimento Ferreira
Professor: Diogo Didier

2 comentários:

  1. e tem que ter muito amor mesmo ehehe

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é isso, viver numa sociedade, como foi definida por Hobbes como lobos de si mesmos, esperar uma boa ação de muitos é bastante difícil, uma vez que a única preocupação é o dinheiro que sai de seus bolsos, onde vive-se apenas o "eu tenho" em vez do "eu te ajudo".
    Profissionais como professores, são mais que lutadores são os merecedores de toda a glória, por AINDA, sustentar a sociedade de saberes, sejam eles oriundos de instituições públicas ou privadas.
    Professores, vitoriosos, portadores de todos os prêmios possíveis, estes sim merecem respeito.
    (Joalen Monte) Ju tirasse onda!!

    ResponderExcluir