10 março 2013

O Perigo Mora em Dois Cliques



    Desde o seu surgimento em plena Guerra Fria, a internet vem interferindo e revolucionando na relação entre o homem moderno e o mundo. Nos tempos atuais, dificilmente alguém não a acessa ou não possui algum perfil em alguma dessas efervescentes redes sociais. O perigo se faz presente quando se extrapola o número de detalhes pessoais "online", as consequências por vezes podem ser mais rápidas que dois cliques.

    Na era dos "smartphones", a qual não importa onde ou quando para se poder postar algo, sendo de conteúdo frívolo ou intelectual, o privado e o público andam lado a lado, frente a frente em uma linha tênue. A rapidez de comunicação nos condiciona a expressar opiniões, publicar fotos e contar particularidades do nosso dia-a-dia sem pensar muito antes nem refletir as conseqüências de tais informações expostas na rede. Quando nos demos conta o "enter" já foi apertado e boa parte de nossos contatos já viu.

    A perda do emprego por conteúdo inconveniente na internet, o reconhecimento instantâneo por algo indesejado, o envolvimento com desconhecidos de intenções duvidosas, o "sextape" caseiro que vazou: o que eram só horas de lazer podem se tornar poderosas armas prejudiciais, que dependendo do que deixou ser acessível e do nível de difamação podem arruinar reputações e futuras oportunidades para o resto da vida.

    Dando a devida atenção às políticas de privacidade dos "websites" em que se participa, ao que se armazena no "HD" (por causa de possíveis ataques "hackers"), e as demais informações que publicamos na internet, podemos nos sentir consideravelmente seguros sem inesperadas infâmias ou algo similar difícil de lidar. O que se registra na rede é difícil retirar, segue a lógica de que com o tempo não se lembra mas também não se esquece. Ficar fora dela não é viável, nos desconecta do mundo, de fato. Então, o que custa pensar duas vezes antes de publicar algo? Afinal, de que adianta investir na segurança de sua própria casa se na rede a tua vida está de porta aberta?

Aluna: Tamires Amorim
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário