“Essa bicha não me representa!”

12:44


serginho orgasticNos últimos dias, falamos muito em Direitos Humanos. Foi muito fácil xingar muito no twitter, dizendo que aquele mocinho de sobrancelhas feitas e chapinha no cabelo não nos representa, e com isso mostrar o quanto somos politizados. Fácil demais até, na velocidade de um LIKE. Mas há outro tipo de pessoa que, embora não esteja na presidência de nenhuma comissão da câmara, também provoca gritos de protesto entre os gays, que clamam não serem representados por elas: as bichinhas.
DandoPintaSloganEscolhi uma foto do Serginho Orgastic, do BBB10, para ilustrar essa coluna. Motivo? Sempre que vejo alguma notícia sobre ele, há uma enxurrada de comentários maldosos, fazendo graça, se referindo ao rapaz no feminino (como se isso fosse defeito) e sempre frisando que “isso não nos representa” ou pior ainda, que “é esse tipo de gay que não se dá ao respeito e prejudica o movimento”. Não vou nem falar em Homofobia Internalizada, pra não ficar chato… o que falta a essas bibas preconceituosas é vergonha na cara mesmo!
Tá boa que vocês são representadas APENAS por aquele estereótipo gay-branco-limpinho-másculo-sarado-topete-iPhone-Lacostenéam? Se hoje falamos emDireitos Gays, é justamente por causa dos homossexuais efeminados e marginalizados, que deram a cara a tapa para clamar por orgulho numa época em que isso levava à prisão. Se hoje nós podemos dar pinta com calça da Hollister, mandando tchauzinho pras amigues na fila da The Week, é por causa desses gays também, que ainda são motivo de chacota nos programas humorísticos e pior, dentro da nossa própria comunidade. Onde vocês pensam que reproduzir o machismo, que nos vitimiza, vai nos levar?
Não conheço o Serginho e aqui não está em discussão a pessoa dele. Se ele é legal ou não, se é honesto, se é bonito, se é feio… mas é daí que ele quer usar bolsa, tirar foto maquiado ou idolatrar a Paris Hilton? Por causa disso ele é motivo de vergonha? Por causa disso ele (e diversos outros meninos que agem igual) são responsáveis pelas derrotas que a comunidade gay vem sofrendo no espaço social? Quer dizer, então, que só vale ficar postando foto no Instagram se for junto dos bróder, todo mundo com camisa pólo, fazendo sinal de joinha pra câmera? Pelamor, né?! Ninguém é obrigado a ir lá dar um beijo na boca de uma pintosa, ou sair por aí com acessórios femininos, só por ser gay, mas temos que entender que algumas pessoas se sentem bem assim. Não só elas estão no direito delas, como estão, também, tomando uma posição muito mais política e corajosa do que tentar “se infiltrar” no mundo normal ao impor a heteronormatividade como estilo de vida.
Voltando aos acontecimentos recentes, é muito fácil protestar e dizer que pastores fundamentalistas não nos representam. Todo mundo sabe que eles são doentes mesmo, e até os religiosos já estão se revoltando com certo tipo de discurso. Mas temos que tomar cuidado, porque também é fácil apontar para aquela bichinha (lembrando sempre que os outros dedos estarão voltados pra você) e acabar repetindo a mesma cantilena dos nossos inimigos: Ninguém nasce assim, isso pode ser curado, tal comportamento é um desrespeito.
Mais do que nunca, se você é gay e se preocupa com os direitos dos outros, permita-se. Seja livre. Seja fabuloso.

LEIA TAMBÉM

2 FELICIDADES

  1. Essa forma de tratar o gays afeminados denota machismo graves, é como se as mulheres fossem inferiores em seus trejeito então um homem que se porta como mulher é por consequência um homem inferior, menor. Quando na verdade, muitas vezes, eles são os mais corajosos, os que saem do armário na escola, em casa e na rua, na vida e assumem os maiores danos da homofobia que sufoca nossa sociedade.

    Odeio machismo e também me revolto quando vejo esses tipos de comentários, para mim são quase tão danosos quanto os dos pastores homofóbicos.

    ResponderExcluir
  2. Nao gosto muito do serginho, mas nao por ser afeminado. Na minha opiniao é uma pessoa futil, pelo que vejo na mídia. Quanto a ser masculino ou feminino, o problema é so dele.

    ResponderExcluir

recent posts

Comentários

Instagram