24 março 2013

A luta contra a indiferença.




    Perante uma sociedade que valoriza o coletivo, o respeito mútuo é fundamental para uma convivência harmoniosa. A concepção da igualdade regula a sociedade democrática contemporânea tornando uma exigência moral mediante a qual todas as pessoas devem ser tratadas de igual modo como cidadãos.

     O artigo 5 da constituição afirma que todos são iguais diante da lei, sem distinção de qualquer natureza. Contudo, esse reconhecimento nem sempre é evidente por existir diversos preconceitos como o racial. Baseado no historiador Heródoto, os egípcios evitavam ter contato com pessoas de pele clara e cabelos ruivos por considera-las nocivas.

     Outro fator preponderante diz respeito ao gênero feminino que conquistou nos últimos anos grandes espaços no mercado de trabalho. Porém nem sempre se configurou dessa forma, pois na antiga sociedade ateniense o papel da mulher estava reservado ás atividades domésticas e gerar descendentes aptos para no futuro servir ao exército.

      É perceptível que em pleno século XXI exista o desrespeito contra os homossexuais infligindo seus direitos, como o direito de viver. Já que muitos perdem a vida ao expor sua orientação sexual. Deploravelmente em alguns casos muito dos culpados ficam impune contribuindo assim para o acréscimo da violência.

     Os seres humanos vivem juntos na só por escolha, mas porque é necessário a vida em sociedade. Cabe ao indivíduo se desfazer do egocentrismo e definir seu próprio limite a medida que respeite o outro. Este é um processo árduo mas essencial para um bom convívio social.   



Aluna: Maysa Kênnia
Professor: Diogo Didier      
     
                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário