03 maio 2012

ESTE TEXTO É SÓ PARA LER (SE TEMPO HOUVER).



O medo contemporâneo

O medo de não dar certo na vida tem cercado muitos jovens. Eu conversava com uma pessoa recentemente e ela me dizia que já não tinha forças para conquistar seus sonhos e que se contentaria com a vida medíocre que ela poderia ter.

As pessoas costumam lamentar o próprio fracasso. Do que adianta sonhar e continuar dormindo? Sonhos, como eu disse em um artigo anterior a este, são projetos de vida, se não o uni-los com disciplina do que nos servirá? Estaremos dispostos a tal vida medíocre?
''Não podemos querer viver uma vida ensaiada, a vida não é uma pose para fotografia. A vida é uma viagem no qual a bagagem deve ser proporcional à necessidade do viajante''. 
O mundo não está acostumado a aceitar suas derrotas e fazer delas uma escada para o sucesso. Porque para eles parece mais fácil vencer o medo de não dar certo apontando para o erro dos outros do que vasculhando internamente a própria essência. Vivemos competindo com os acertos dos outros, tentando superá-los, e com as falhas dos outros tentando mostrar que não falhamos tanto. Sempre o outro o prato principal. E eu? Onde eu fico? - Não se trata de egocentrismo, mas de identidade. Fracassar faz parte da trajetória.
Descubra quem você é, escolha o que você quer, sonhe, mas compreenda as suas próprias escolhas. Uma pessoa inteligente não se prepara para o sucesso, mas se prepara para o fracasso. Há uma frase muito conhecida que diz: ''os desafios são inevitáveis, porém as derrotas são opcionais''.  Shakespeare acertou ao dizer que o ser humano é ''essência de vidro''. Quebramos com facilidade, o que eu quero dizer é que ninguém caminha sozinho. Nos tropeços da vida, você vai precisar de alguém para lhe amparar. 

A gente tem um exemplo perfeito dessa necessidade do outro, na trilogia O Senhor dos Anéis, no Retorno do Rei, quando o frodo já cansado desmaia e o Sam, amigo de Frodo que o acompanhou durante toda essa jornada, olhou para o amigo e disse: ''eu não posso carregar o anel, mas posso carregar você''. Colocou o amigo desfalecido nos ombros e o levou até o local onde ele cumpriria sua missão. Foi uma das cenas mais lindas do filme.

Sua essência de vidro pode está ameaçada, sei que o vou dizer pode parecer impossível, mas não tenha medo do fracasso. Estude, entre numa universidade, e corra atrás da sua realização profissional, mas não caminhe sozinho. Você precisará de um ''Sam'' na sua vida. Esgote ao máximo suas possibilidades de realização. E depois você vai poder dizer igual Adélia Prado: ''Eu não tenho tempo algum, porque ser feliz me consome!''

Não seja mais um; seja alguém!


Kellen Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário