12 setembro 2010

Parada Gay em Recife.


Aconteceu na manhã de hoje a 9° Parada da Diversidade de Pernambuco, na orla da praia de Boa Viagem, no bairro do Recife. Centenas de pessoas prestigiaram esse evento que este ano contou com o seguinte slogan: "Direitos: Queremos por Inteiro, não pela Metade". O resultado não poderia ter sido mais positivo. Muitas cores, plumas e paetês adornaram a festiva massa LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transex), numa onda de alegria e respeito. Obviamente, eu não poderia ficar de fora dessa grande festa da comunidade gay na minha cidade.

Como sempre, nós homossexuais demos um SHOW no quesito alegria. A parada da diversidade foi um imenso palco com figuras hilárias, irreverentes e enigmáticas, formando o mosaico multicolorido na orla do Recife. Em meio a isso, beijos, músicas, danças, artes, artistas (Serginho, ex-BBB, era um dos convidados ilustres), afeto e, sobretudo respeito cobriram com um grande arco-íris a principal praia Recifense.

O que também vem me chamando a atenção é o número significativo de simpatizantes que participam a cada ano. Eu acompanho a parada da diversidade há aproximadamente 5 anos e a cada ano mais pessoas que não fazem parte do seguimento gay prestigiam essa festa em prol dos homossexuais. Prova disso foram alguns amigos meus que, surpreendentemente, fizeram-se presentes pela primeira vez. Além, é claro, de pessoas inusitadas que por vários motivos largam as suas convenções e resolvem dar uma espiadinha nesse tsunami que foi a parada da diversidade gay.

Outro detalhe importante se refere ao quesito segurança. O policiamente intesivo contribuiu para evitar ou amenizar os atos de homofobia e violência que pudessem vir a acontecer. Nesse sentido, vale salientar também a presença de bombeiros, guarda-vidas, para-médicos e um arsenal de serviços necessários para a realização de uma grande festa. Todas essas esferas contribuíram diretamente para que esse dia, programado para ser exclusivamente do público LGBTT, nada de errado ocorresse. Acredito que isso, graças a Deus, surtiu efeito, pois até a hora que eu deixei a parada, nada de inusitado aconteceu.

Para quem não foi eu só digo uma coisa: VOCÊ PERDEU UM FESTÃO. Perdeu de ver pessoas felizes com os seus companheiros, beijando, dançando e mostrando que gay também ama, deseja, trabalha e é igual a qualquer outro. Como o próprio tema desse ano disse, direitos só por inteiro, pois não devemos nos contentar em receber a metade disso que é algo que, como o próprio nome já diz, é um DIREITO e foi por ele que eu e muitos deixaram as suas casas para estampar nossas caras na rua. É em encontros dessa dimensão que a comunidade gay reafirma a sua posição diante de um país que insiste em segregar as pessoas por causa das suas "orientações" sexuais.

Direitos: Queremos por inteiro, não pela metade!

Um comentário: