12 junho 2010

Arte, Psicologia e Emoção



O Surrealismo começa a ser teorizado em 1924, por André Breton. Nos seus escritos defende o sonho, e as visões alucinadas, como uma forma de conceber a realidade, tão válida como o pensar e o sentir controlados pela razão. A psicanálise de Freud inspirou profundamente este movimento artístico, onde se destacaram artistas como Max Ernst, Salvador Dali e Magritte. O objetivo do sistema figurativo tradicional é completamente invertido, em vez da realidade exterior, o artista procura expressar o seu mundo interior, nomeadamente através de uma pintura ou escrita "automática" ou a representação mais elaborada dos seus sonhos.

Insânia de um simples Em cismas patológicas insanas, É-me grato adstringir-me, na hierarquia Das formas vivas, à categoria Das organizações liliputianas; Ser semelhante aos zoófitos e às lianas, Ter o destino de uma larva fria, Deixar enfim na cloaca mais sombria Este feixe de células humanas!



E enquanto arremedando Eolo iracundo, Na orgia heliogabálica do mundo, Ganem todos os vícios de uma vez, Apraz-me, adstricto ao triângulo mesquinho De um delta humilde, apodrecer sozinho No silêncio de minha pequenez!

Augusto dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário