12 janeiro 2020

Amiga Genial - de Elena Ferrante

Certas épocas em nossas vidas determinam o curso de nossa história. De tal premissa, depreende-se uma verdade incontestável, embora, na adolescência, mais precisamente em sua transição, haja maiores movimentos de corpo, mente e alma-, que noutras etapas humanas. Talvez também isso se dê devido ao turbilhão de sentimentos que nos eleva, todos alheios a nossa vontade, em boa medida, contudo, contributivos a formação da nossa personalidade. Em meio a isso, percebi que Amiga Genial, de Elena Ferrante, transcorre por essas águas nebulosas onde a juventude navega à deriva, mas também nos precede uma história de convivência, descobertas, alianças, dissabores e transformações para além dos ímpetos hormônicos da adolescência.

Enquanto obra, Amiga Genial possui algumas características semelhantes a Dias de Abandono do ponto de vista estrutural, embora este último tenha um detalhe a mais o uso falarei logo adiante. Afora isso, o livro é disposto em parágrafos curtos os quais dão uma fluidez a leitura. A escrita envolvente de Ferrante é outro detalhe a ser mencionado: o cuidado vocabular, sem preciosismos desnecessários nem empobrecimentos pretensiosos. Tudo o que está ali está por uma razão, e é compreensível numa leitura não tão atenta. Chama atenção ao artifício do título. Este aparece uma única vez em todo o livro, um recurso da autora para que Amiga Genial seja entendida por si só em sua narrativa. Funcionou!

A priori, as primeiras páginas me deixaram aflito pela quantidade de personagens, bem como a descrição de cada qual no enredo que iniciara. Juguei precipitadamente que aquilo poderia turvar a compreensão do todo, que conflitaria a história ao ponto de figurar negativamente qualquer interpretação. Contudo, infelizmente, estava enganado. Ao longo das páginas, todas aquelas pessoas conseguiram alocar-se no enredo sem confundir este raso leitor, graças a forma, reitero, precisa da escrita de Ferrante. Ainda no quesito estrutural, Amiga Genial tem um ritmo com poucas variações, apesar de instigante. Começa morno, complacente e depois ganha nova temperatura, mas nada quentíssimo a se intitular com clímax. Vou classificá-lo como semi-quente, mas ainda incorrerei a imprecisão.

Continuo a me impressionar com a capacidade de Ferrante em dar roupagem elegante a enredos batidos. Neste, a história de duas amigas, aparentemente distintas em personalidade, se desenrola da infância, perpassa a adolescência e beira os primeiros degraus da vida adulta delas. Entrementes, os conflitos que as envolvem são conhecidíssimos de todos nós, embora, guardada as devidas proporções de tempo e espaço, (a história se passa em Nápoles em meados dos anos 1950), tudo redimensiona para um clichezão, desfeito pela construção linguística de Ferrante, a qual não nos deixa brecha para criticar, tão pouco encontrar indícios claros de que o clichê está presente, mesmo estando ali desde o início.

No entanto, ao retomar Dias de Abandono, meu primeiro contato com Elena Ferrante, é impossível não fazer comparações, mesmo ciente de que Amiga Genial inicia a tetralogia que certamente lerei mais adiante. Por ora, compararei o que senti em abundância em minha primeira leitura de Ferrante e senti falta aqui: o traço psicológico dos personagens. Lá, mesmo distante de mim em enredo, a narrativa me prendeu loucamente, ao passo que, em muitos instantes, senti a dor daquela personagem abandonada pelo marido. Esse quesito imersão ocorreu também em Amiga Genial, mas em menor proporção, embora, devo admitir, sua história é bem mais próxima da minha realidade.

Nesse sentido, é preciso destacar o quão envolto eu fiquei ao ler diversas passagens da vida de Elena e Lila. De cara, me vi transfigurado em uma das partes, porém, ao longo das páginas me vi transplantado nas duas, o que me inquietou. Talvez tenha sido este outro recurso de Ferrante, não criar mocinhos nem vilões, mas humanos em seu maniqueísmo mais puro, a adolescência. Por isso me permiti regressar a minha juventude quando, em boa medida, fui Amiga Genial de alguém e também seu espectador, nem sei mensurar o quanto de ambos, é nem vem ao curso. O que sucinta é o regresso a essa época quando as descobertas pouco tem espaço para serem experimentadas e são rapidamente suprimidas pela ânsia da vida adulta.

Seja como for, Amiga Genial é um bom livro, mas não é o melhor de Ferrante, como apregoa os muitíssimos críticos da internet. Na minha incipiente opinião - passível é aberta à discussão - Dias de Abandono é mais impactante. Todavia, precisarei ler o restante da tetralogia para legitimar essa minha precipitada colocação. Conquanto, volto a reafirmar isso, é preciso ler Elena Ferrante. Primeiro porque ela desconstrói aquela menção elitista de que a literatura contemporânea é pobre, por essa visão generalizante, perdemos leituras agradáveis como essa. Segundo porque é no mínimo interessante ver o malabarismo - e não leiam isso de forma pejorativa - que a autora ressignifica os nossos clichês. Por último, após ler Amiga Genial ou melhor, Ferrante, certamente, com doses peculiares de empatia, teremos o prazer da retomada as nossas bases por meio de uma leitura mais leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário