05 abril 2015

Geração celular: O que mudou após esse advento tecnológico?


         Imprescindível para o tamanho fluxo de informação do século XXI, o celular passou a ter lugar cativo na rotina do ser humano. Essa ferramenta deixou de ser uma escolha para se tornar necessidade, pois é considerada a melhor forma de se comunicar. A globalização nos obriga a fazer parte desse sistema, é por essa característica que esse meio informacional é vitima de opiniões bipolarizadas sobre seus efeitos na sociedade. 

O primeiro telefone móvel foi criado em 1973, com o propósito de tornar a comunicação mais fácil e eficiente por meio da exclusão do fio telefônico. Com o passar do tempo, padrões de comunicação foram evoluindo até chegar na era tecnológica que vivemos hoje, que é caracterizada pela multifuncionalidade do aparelho. 

Aspectos da vida social, pessoal e profissional foram extremamente afetados por essa nova tecnologia, pois interfere na forma como o homem enxerga e se relaciona com o mundo. A facilitação no trabalho, na comunicação e na obtenção de informação são benefícios perceptíveis no uso do celular, além do uso da internet que possibilita mais economia ao usuário. 

O maior problema ocasionado pelo extremo uso dos celulares ocorre nas relações interpessoais. Essas interações estão cada vez mais comprometidas e fragilizadas, pois as pessoas estão substituindo as relações humanas por relações virtuais. A dependência é tão grande, que o ser humano prejudica seu desenvolvimento pessoal e se torna mais egocêntrico e solitário. 

Por mais que o celular seja necessário, ele não deve substituir o contato entre pessoas, cabe ao usuário analisar a interferência desse aparelho na sua vida social. E como já disse Gilberto Gil, o cérebro eletrônico comanda, manda e desmanda, ele é quem manda, mas ele não anda. Ou seja, nenhum aparelho eletrônico é multifuncional ao ponto de substituir um humano. 

Aluna: Izabelle Martins
Professor: Diogo Didier

Um comentário:

  1. Muito brigada Didier! É muito especial ver esse texto aqui. Obrigada, mais uma vez, por ser esse professor incrível que incentiva muito seus alunos e que destrói ensinando! <3
    - Izabelle Martins

    ResponderExcluir