23 março 2014

Profissão, uma difícil escolha?


Uma decisão para toda a vida

      Atualmente, a escolha de uma profissão tem sido bastante árdua, tendo em vista, que a cada dia surgem novas carreiras oferecendo uma base salarial satisfatória, e demonstrando uma ampla área comercial. Com isso, os adolescentes que estão na fase da escolha sobre qual atividade exercer, ficam confusos, sem saber qual critério deverá ser utilizado para tomar essa decisão corretamente.

     Muitos jovens começam a pensar na profissão que desejam exercer desde cedo, acontecendo de alguns mudarem de ideia e escolherem uma nova. Já outros, permanecem com a mesma opção desejada até o vestibular. Às vezes, existe a interferência da família na escolha, o que faz o estudante seguir uma carreira que talvez não seja muito do seu agrado, e acaba não obtendo o esperado sucesso profissional.

     Essa dúvida se torna ainda maior quando a profissão almejada não é muito valorizada economicamente pela sociedade, fazendo o jovem entrar em um dilema entre satisfação salarial ou profissional. Por diversas vezes, esse impasse resulta na desistência da carreira vista como um sonho, por uma outra que oferece um salário considerável, porém, não existe nenhum prazer em exercê-la.

     Outro fator que dificulta a escolha é a carreira desejada ser uma das mais concorridas em uma universidade pública, como é o curso de medicina há anos. Muitas vezes, a família não tem uma boa condição econômica para pagar uma graduação em uma rede privada, o que faz alguns estudantes desistirem e optarem por outra na mesma área, porém, com a concorrência bem mais baixa na universidade.


     A dúvida sobre qual profissão seguir sempre existirá entre os jovens. O que deve ser feito antes da escolha é ler bastante sobre a área e ver se realmente tem afinidade com ela. Deve-se ficar por dentro de tudo sobre a carreira almejada, para não ter surpresas depois. Assim, evita-se tomar uma decisão precoce que possa gerar um arrependimento no futuro, advindo uma desmotivação profissional.

Aluna: Julyanne Albuquerque
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário