12 maio 2013

Qual o papel do educador em uma sociedade que não privilegia a educação?



Título: Um ofício e várias incumbências

         Ensinar em um país onde a educação é uma atividade de importância secundária tem sido uma ação cada vez mais árdua. A classe de professores perde o estímulo e o prazer de lecionar, a partir do momento que não são reconhecidos na sociedade, são mal remunerados e ainda estão sujeitos a agressões por parte de seus próprios alunos. 

       Teoricamente o papel do orientador é repassar o conhecimento adquirido com anos de esforços. No entanto, tem transcendido a isto na prática, pois além de perpassar conhecimentos técnicos, os educam também enquanto cidadãos. Ocorre muitas vezes de se envolverem com a vida pessoal dos educandos, passando a serem, inclusive, suportes emocionais.

       É cabível afirmar que o professor é um conjunto de instrutor, psicólogo, pai e mãe de muitos que não possuem estabilidade familiar. Isso porque no Brasil o descaso não é exclusivo da educação, mas acompanha a ausência de meios e direitos básicos que confiram uma vida estável às classes desfavorecidas. Com tantas incumbências exercidas por eles, mereciam se tratados com mais respeito, deveriam ser reverenciados da mesma forma, por exemplo, que se procede no Japão.

       Para impedir o agravamento deste panorama e agir a favor da progressão educacional, é essencial que haja uma interação entre professores, alunos, governo e família.  Porém,  o privilégio do governo é o futebol que proporciona a seu povo política de  pão e circo. Mudanças reais só irão acontecer quando a sociedade se libertar das rédeas e lutar intensamente para a alteração deste quadro.


                                                                                                       Aluna: Amanda Gabriele de F. Santos
                                                                                                                            Professor: Diogo Didier 

2 comentários:

  1. TIPOOOOO ASSIM! POR QUÊ NENHUM COMENTÁRIOOOOOOOO????? CARAMBA MENINA, VC DESTRUIUUUUUUUUUUUUUUUU! PARABÉNS! SUPER 10!
    TU VAI FAZER VESTIBULAR PARA QUÊ? JÁ TÔ COM MEDO! KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    VIVIANE MARIA

    ResponderExcluir