03 março 2013

Carnaval: As duas faces da alegria



Multiculturalismo e problemas sociais

       Sabe-se que o carnaval, uma festa de manifestações culturais e sociais, é bastante conhecido mundialmente. Nessa época do ano várias cidades literalmente param e caem na contagiante alegria carnavalesca. Uma festa conhecida por sua beleza, maestria, diversão e criatividade também apresenta lados contrários a estes citados, como no caso do aumento do índice de violência, do consumo de drogas, de doenças contagiosas, casos de vandalismo e grande poluição nas cidades.

       Estas duas faces contrárias, sem dúvida, fazem parte do diálogo e dos questionamentos entre várias pessoas anualmente, e são de fácil visibilidade em alguns meios comunicativos. Aliás, meios como jornais e a internet estão cada vez mais ligados ao carnaval, levando diversas informações de maneira mais rápida e prática.

       Muitas pessoas veem no carnaval ótimas oportunidades de emprego e de expor suas habilidades. O fato de essas pessoas exporem a criatividade em trabalhos carnavalescos está diretamente ligado ao aumento da divulgação cultural de certas regiões. No Brasil, por exemplo, isso é bastante notável, pois é um país que possui um dos maiores e mais conhecidos carnavais do mundo e também é famoso pelo seu multiculturalismo.

       Por outro lado, o carnaval também possui seus pontos negativos, e estes vão mais além dos citados anteriormente. Um problema bastante frequente e que possui grande audiência atualmente é o caso da bebida alcoólica, que pode gerar problemas de brigas e confusões, tirando a alegria e tranquilidade de vários foliões e, se misturado com o volante, pode gerar acidentes e mortes no trânsito.

       Portanto, o carnaval é de importante valia na divulgação de culturas muitas vezes não conhecidas e, consequentemente, responsável pela quebra de barreiras e preconceitos. Em relação à violência e o consumo inadequado da bebida alcoólica presentes no carnaval, cabe à sociedade a conscientização para resolver estes pontos negativos, já que, o número de campanhas com intuito desta resolução é cada vez maior e atinge cada vez mais pessoas em todos os meios possíveis.

                                                              Aluno: Silvestre Gomes

Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário