04 novembro 2012

COMENTÁRIO - REDAÇÃO DO ENEM 2012



Olá queridos e queridas,

O ENEM realmente é uma caixinha de surpresa a cada ano. Depois de muitas especulações sobre os possíveis temas que poderiam cair na redação desse ano, o ENEM resolve trazer um tema bom, mas totalmente inesperado: “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”. Proposta que para muitos soou difícil, complicada ou fora do contexto dos possíveis temas para esse ano, porém, para quem realmente praticou, esse tema poderia ter sido facilmente redigido.

Logo numa análise preliminar, a proposta parece difícil e, possivelmente pode ter assustado os candidatos despreparados, porém, o tema trata, dentre tantas possibilidades, do elevado crescimento econômico brasileiro que tem atraído pessoas/investidores de várias partes do mundo para aqui. Além disso, o tema é muito atual, pois muitos noticiários informaram durante o ano a fraqueza econômica dos países europeus, levando muitos estrangeiros a se aventurarem em países como o Brasil. Muitos casos de pessoas que se aventuraram em viagens perigosas para adentrar em terras brasileiras em busca de melhores condições de vida foram também difundidos pela mídia e caberia ao candidato se atualizar diante disso também.

Nosso país se tornou rota de grandes investidores, empresários, grandes e pequenas empresas, multinacionais, e de pessoas que se aventuram buscando melhores condições de vida numa terra rica, mas carente de mão de obra ainda qualificada. Com a moeda em alta, o país se tornou uma das maiores potencias da América Latina e vem, paulatinamente ganhando o apoio e o respeito dos grandes países do mundo. Sob esta óptica, caberia ainda dizer que a imigração é um forte elemento cultural que enriqueceu e enriquece a nossa cultura formando a pluralidade existente até hoje.

Neste contexto, mas ainda com foco na economia, uma crítica interessante seria a falta de qualificação existente na nossa base educacional, visto que, se há uma grande imigração de pessoas é porque faltam indivíduos nativos capazes de exercer determinadas funções, as quais vêm sendo assumidas por estrangeiros. Por mais “desenvolvido” economicamente que esteja o Brasil, a educação parece ainda não acompanhar tal crescimento, o que é visto nos maciços deslocamentos de imigrantes preparados educacionalmente que se instalam nas grandes zonas econômicas do país.

Outro olhar ao âmbito econômico principia uma perspectiva que também estaria dentro do contexto da prova. É que o Brasil se tornou algo parecido como a “terra prometida”, a galinha dos ovos de ouro, onde pessoas que não tiveram grandes chances de crescerem em seus respectivos países buscam por aqui a abertura necessária para mudarem de vida. Essa inclusão, entretanto, é feita muitas vezes de forma ilegal, já que em várias partes da nossa fronteira não há um policiamento vigilante que possa inibir a entrada desses indivíduos.

Deste raciocínio, dados históricos do Brasil poderiam ter sido úteis para fundamentar os argumentos dos candidatos. A imigração da família portuguesa, em 1530, por exemplo, para o plantio da cana-de-açúcar, dentre outros europeus e árabes que por aqui abarcaram para explorar o que o país dispunha de melhor, ao passo que consolidavam a cultura brasileira e fincavam moradia, serviriam de paralelo histórico entre passado e presente.

Nesse momento, o candidato poderia ter feito tal paralelo dizendo que havia uma semelhança entre a imigração de hoje e a de outrora, ligada necessariamente na necessidade de buscar alguma forma de crescimento econômico para os povos que aqui vieram. E, esse grande contingente de indivíduos mudou drasticamente a economia, a cultura e os costumes do país, tanto antes como agora.  

Outro ponto importante, é que as grandes empresas, que se instalam demasiadamente por aqui, o fazem por encontrar uma facilidade na legislação nacional, baixos impostos e mão de obra muito barata, características essas atrativas para aqueles que querem enriquecer. Nosso país é terreno fértil para a consolidação de grandes investimentos que encontram poucas barreiras e muitas chances de lucros, sobretudo atualmente com a participação do Brasil nos grandes blocos econômicos mundiais, grandes eventos esportivos e por ser um importante fornecedor de riquezas naturais para o restante do mundo, a exemplo do petróleo e do gás natural.

Então, se você tratou do tema dessa forma ou semelhante a isso, PARABÉNS! Você possivelmente acertou a proposta e fez uma boa redação. Se a sua redação teve como foco outra perspectiva, porém dentro desse contexto, não se preocupe, pois o tema permitia vários recortes dentro da temática da imigração. No entanto, se você acha que fugiu do tema por inúmeras razões é bom, então, procurar seu professor (a) de redação para esclarecer as suas dúvidas o quanto antes.

Mais uma vez, o tema não foi difícil. Nem tão pouco a análise aqui descrita se encerra em si mesma, já que, como foi falado, o tema do ENEM remetia a diversas possiblidades, entre as quais eu optei pela parte econômica por achar mais “fácil” de ser discutida pelos alunos, uma vez que envolve questões bem atuais. No mais, talvez a dificuldade ainda esteja nas barreiras que alguns alunos insistem em construir com relação ao texto, na expectativa de temas mais fáceis como meio ambiente, violência, cotas e etc., ou ainda por falta de leitura de mundo, já que o tema é amplamente evidenciado no nosso dia a dia e exigia um aluno-leitor.

2 comentários:

  1. Realmente foi isso mesmo, segui a mesma linha de raciocínio de sua publicação, no entanto embora estivesse grifado o tema "o movimento imigratório para o Brasil no século xx1" mais seguir nos pedia para apresentarmos uma proposta de intervenção. Logo isto nos remete a ideia de que a imigração ter um efeito negativo, o texto motivador a seguir complementa essa ideia.

    Creio eu que o objetivo era falar sobre a imigração para nosso país nos tempos atuais e ainda apresentar um meio de conter essa imigração, pelo menos foi isso que eu entendi como proposta de intervenção.

    Esta parte que eu achei complicada pois não tenho um domínio sobre os direitos do migrante, acabei me enrolando. :(

    ResponderExcluir
  2. Realmente não foi difícil, ao ver o tema parei e pensei um pouco, aliás, não estava esperando. Mas depois as ideias foram fluindo, espero ter feito uma boa redação. Agora é aguardar o resultado.

    ResponderExcluir