02 novembro 2012

Bullying


Bullying

Bullying, palavra que define um dos maiores problemas da atualidade. Intrínseco ao âmbito juvenil trata-se da violência física ou psicológica contra indivíduos que se distinguem do grupo pela aparência, pelo comportamento introspectivo ou por pertencer a grupos minotários. Esse tipo de violência é antigo e recorrente, principalmente, nas escolas. E mais recentemente o uso da tecnologia deu um novo nome ao problema, cyberbullying.

No Brasil, vem aumentando rapidamente o número utilização da internet para atos de violência desta categoria. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamentos e blogs, torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima, foram batizados de cyberbullying. E um dos fatores que faz aumentar cada vez mais esse número é a exposição exagerada dos jovens no ambiente virtual.

A intimidação virtual tem sido ainda mais cruel que o bullying tradicional, isso porque o constrangimento, antes restrito ao convívio dentro da escola, agora se tornou permanente no espaço virtual. Outro fator relevante é a dificuldade, na maioria dos casos, de identificar o agressor, o que aumenta a sensação de impotência por parte da vítima.

O bullying e o cyberbullying estão relacionados ao desenvolvimento de baixa auto estima, ao isolamento social e a depressão. Vale ressaltar, que em muitos casos, as vítimas se tornam agressores no futuro. Tendo em vista essas consequências, o problema deve ser tratado com educação e orientação por todas as partes envolvidas na vida do jovem, os quais devem prevenir, identificar e tratar o problema. 

Aluna: Juliete Cristine
Prof. Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário