27 julho 2012

Aborto: é hora de legalizar?




Tema: Aborto: é hora de legalizar?
Vidas em jogo


         Antigamente, a incidência de filhos por mulher era bastante alta, devido à falta de métodos contraceptivos que lhe ajudasse a controlar e escolher quando queria engravidar. O aborto, muitas vezes, tornou-se uma ferramenta muito usada para interromper gestações indesejadas. Contudo, hoje essa prática tornou-se alvo de questionamentos sobre se ela é ou não a melhor maneira para suspender uma gravidez.

         A prática do aborto no Brasil é proibida por lei. No entanto, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília, uma em cada cinco mulheres já aderiram ao ato abortivo no país, provando que mesmo sendo ilegal, o seu exercício ainda está presente. Elas, muitas vezes imaturas, despreparadas ou sem condições de criarem seus filhos, apelam pela interrupção da gestação, trazendo complicações quando é feita clandestinamente, podendo acarretar desde sérias infecções até a morte da mulher.

          Por outro lado, alguns países legalizaram esse método. A China, por muitos anos incentivou essa prática visando o controle populacional. A Holanda também aderiu a sua aprovação, permitindo a mulher escolher se deseja ou não continuar a gravidez, visto que primeiramente a sua vida é mais importante. Entretanto, esses países comparados com o Brasil, possuem tanto uma administração e política mais eficientes quanto uma economia mais desenvolvida, além de uma população mais consciente acerca do assunto, levando-lhe a adotar as devidas precauções, evitando, muitas vezes, ter que aderir ao ato abortivo.

         O aborto é um método cercado de críticas ou de defesas em alguns locais do mundo. A sua prática, clandestinamente, pode levar a mãe ao óbito. Por outro lado, alguns países permitem a sua execução, deixando as mulheres livres para decidirem. O governo brasileiro deve investir em meios para melhor conscientizar-lhes, fornecendo-lhes melhores condições de vida, levando-as a se precaverem adequadamente e se caso engravidarem, terem uma maior consciência da decisão que possam tomar.


Aluno: Leonardo Araújo Ferreira Silva
Professor: Diogo Didier

Um comentário:

  1. Diogo, li este e outros textos de alunos seus. Parabéns! Argumentos muito bem colocados por cada um em questões muito relevantes.

    Sua frase no topo do blog lembra Paulo Freire instantaneamente.

    Parabéns pelo blog e pelos trabalhos! Estava pesquisando imagens para uma postagem no ensaiosdepaz.blogspot.com e vi seu blog 'por acaso', parei e custei sair.

    Desculpe comentar tudo apenas neste post.

    Abraços,
    João Damasio
    Joralista Descaradamasio

    ResponderExcluir