07 agosto 2011

As Profundas Marcas da Desonestidade na Cultura Nacional: quem são os Bandidos?

Numa sociedade marcada pela insegurança, pelo domínio e expansão do tráfico de drogas e, sobretudo pela histórica cultura de enriquecimento ilícito, bandidos e mocinhos se misturam no meio da multidão. Aliado a isso, cresce a impunidade respaldada, principalmente pela ambígua legislação brasileira. Esta, cheia de caminhos sinuosos, favorecendo apenas uma pequena parcela da sociedade. Nessa realidade, a população padece, carregando nas costas o peso da irresponsabilidade de um país que peca no quesito igualdade.

O Brasil atualmente vive numa estratificada dicotomia: de um lado está à pequena massa absurdamente rica e, do outro, a grande parcela da população que luta para permanecer existindo, porque viver com dignidade já é quase impossível. Acima de tudo isso, estão aqueles que deveriam equalizar as divisões de bens entre a população, ao ponto de cada pessoa ter o necessário para viver bem e conseguir manter certa qualidade de vida. Falo dos políticos, os governantes desse país, os “representantes” máximos do povo, aqueles que têm o poder, dado por nós, para defender nossas causas, mas que, por alguma ou várias razões, não o fazem.

Se o slogan disseminado pela mídia fala de um “país de todos”, logo, ele deveria abarcar igualitariamente todos os grupos sociais que ocupam esse país. Entretanto, como se sabe, na prática não é bem assim que acontece. Enquanto, por um lado, uma pequena minoria usufrui de todo um conjunto de conforto com moradia, saneamento, água encanada, educação de qualidade, segurança e bom atendimento de saúde, por outro, a grande massa da sociedade não tem acesso a metade de tudo isso. Nessa linha, nada tênue, onde estão os políticos para tentar desfazer essa divisão abissal existente na economia brasileira?

A resposta é simples. Muitos estão ocupados preparando projetos de lei desnecessários, ou pensando numa forma de aumentar os seus salários altamente imorais, se comparados com os recebidos pela grande parcela da população. Ou, estão desviando dinheiro público, para os seus já pomposos bolsos, enquanto a maioria dos cidadãos faz malabarismos com o mísero salário que recebem. Em outras palavras, os nossos escolhidos, aqueles que deveriam mudar a problemática social existente, fazem parte da fina fatia de sociedade que goza da boa qualidade de vida, esbanjando bens e ampliando as suas fortunas, enquanto o restante do povo vive apenas com a esperança de um dia conseguir ter uma vida de verdade.

Alguns poderiam dizer que esse quadro desalentador, vivido por muitas das famílias desse Brasil, é o reflexo de um povo que não sabe escolher bem os seus governantes. Outros diriam também que é o resultado cultural da corrupção impregnada na essência de um povo, como legado deixado pelos colonos que aqui chegaram. No entanto, penso que a causa de tudo isso está relacionada à ausência de informação, esta que anda lado a lado de outra chamada “conhecimento” e que faz parte de um todo denominado educação.

As pessoas só são manipuladas como são, pois elas, muitas vezes, são carentes de conceitos básicos que permitiriam o discernimento do próprio pensamento, o que resultaria numa posição crítica sobre o mundo do qual fazem parte. Sabendo disso, os detentores do poder usam essa lacuna contra essas próprias pessoas, perpetuando um discurso desonesto que acaba segregando classes, ampliando o desnivelamento social, aumentando, consequentemente os índices de violência, elementos esses responsáveis não só pela separação econômica do homem, mas também e, sobretudo, pela desunião da espécie humana.

É evidente que a desigualdade social não tem dia e nem hora para acabar. De fato, ela sempre existiu e, infelizmente sempre existirá. Ou seja, haverá sempre o grupo dos que mandam e dos que obedecem. Porém, o que deve terminar de uma vez por todas é a ideologia de estratificação que, intrinsecamente impede a ascensão de um grupo sobre o outro. Também temos que por fim a essa jogatina com o dinheiro público, tendo mais cautela na hora de entregar o nosso voto a determinados candidatos.

E não se esquecer de lutar, para que todas as crianças desse Brasil tenham direito a escolas de qualidade, que primem pelo ensino qualitativo e revolucionário e reivindicar que todas as famílias tenham acesso a um emprego digno, bom atendimento de saúde pública, uma casa com estrutura salutar para se viver e, principalmente uma ampla perspectiva de um futuro melhor para os atuais e futuros cidadãos desse país. Nada disso é utópico, inalcançável ou impossível. Pelo contrário. Tudo isso pode acontecer o quantos antes, para reverter o sofrimento causado pela atual e desonesta desigualdade social. O problema é que o povo está cansado de esperar e de ouvir promessas. O povo quer sair desse mar de mentiras e ver a sua vida transformada.

20 comentários:

  1. Extinguir a desigualdade é algo utópico na política capitalista.

    Cara, valeu pela intenção na entrevista do Bratz, mas eu tinha que fechar ela...

    Abcs!!

    ResponderExcluir
  2. sinceramente eu acho que isto aqui não tem mais jeito
    e ta cada vez ficando pior

    beijos queridão

    ResponderExcluir
  3. esta utopia de uma sociedade digna já não faz parte de minhas crenças ... um pena ...

    querido muito obrigado pelo carinho e fiquei super feliz em saber q vc tb foi convidado ... estas coisas acontecem querido, não esquenta não ... claro q a entrevista poderia ter ficado muito mais rica com sua participação, mas valeu ...

    bjão

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, fantastica suas palavras! *-*

    Talvez não seja, necessariamente, o povo que não esta sabendo escolher seus representantes... mas, convenhamos, não temos muitas opções e as que temos, já vem com uma história 'podre' na bagagem.
    O gigantesco desnivel social, sempre existiu e por pior que isso pareca, virou cicatriz em pele inflamada. Não temos governantes capazes de mudar isso, acredito que nem nas proximas gerações. Infelismente.
    O povo unido pode mudar esse legado. Mais quem vai se unir a minoria miserável que deseja honestamente a mudança?
    Pais de hipocritas, isso sim!

    #prontofalei rs

    Bjãoo lindo

    ResponderExcluir
  5. Você é show.
    Acredito que o slogan é mais para "Brasil, um país para poucos", pois poucas pessoas tem saúde, educação, alimentação, água, moradia...de qualidade.


    Quanto ao meu mundo, haverá sempre um espaço para ti. Pode ter certeza.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. To um "baiacu" de política por hoje , foi o único assunto dos blogs, ai confesso que sou super indignado mas somos tantos e não conseguimos mudar nada expondo nossas indignações , eles são tão poucos e acabam que são os únicos que sobressaem.


    Phoenix.

    ResponderExcluir
  7. VI SEU NOME NA LISTA PARA PARTICIPAR DA HOMENAGEM AO rolando palmas.
    Um encontro cheio de amoções para homenagear aquele que tanto contribuiu e participou da vida de minhas pessoas, na blogsfera. Muitas vezes não encontrasmos palavras para expressar este sentimento, então deixamos o silencio guardado no coração.É com muito carinho que nos reunimos neste dia para prestar esse último carinho a uma grande Pessoa chamada Rolando Palma.

    "A morte é só uma mudança de estado.
    Depois dela, passamos a viver em outra dimensão"

    Sandra

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde pessoa lindaaaaa!!!
    E que seja um dia Maravilhoso e cheinho de Amor!
    BeijosSSSS

    ResponderExcluir
  9. Ola querido, o seu texto está um primor!
    Se o Brasil "soubesse' eleger os seus representantes, boa parte de seus problemas já estaria em outro patamar. Ou seja, a diferença social a qual vc mencionou em alguma parte do texto já não seria tão discrepante, como ainda é.
    Mudando de alhos pra bugalhos, qdo tiver um tempinho, passa lá no blog pra 'eleger' um cafuçu gostosinho, rss. Uma brincadeira pra relaxar um poucp.
    Bjaum.

    ResponderExcluir
  10. Diogo
    Parabéns pela coerência, riqueza e lucidez desse texto super interessante. Bjkas com super carinho!

    ResponderExcluir
  11. Diogo, este é um ideal de sociedade que persigo. Quando luto por redução drástica nas desiguladades tão abismais, preconizo uma outra luta: da e pela educação, da formação de uma consciência crítica, com professores do seu calibre, coerentes, visionários , transformadores, preocupados com a nação, com a grande massa dos desvalidos, explorados e oprimidos acima de tudo.Parabéns pela lúcida visão e coerente postura. Meu abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  12. Hmm is anyοne else experiencіng pгoblems with the іmages οn this blog
    loading? ӏ'm trying to find out if its a problem on my end or if it'ѕ the blog.
    Any fеed-back would bе gгeatly apρreciateԁ.


    mу homеpage ... remove hair

    ResponderExcluir
  13. Hey Τhеre. I discovеred уour
    weblοg the usage of msn. Thіs іs an extremely ѕmаrtly written article.
    I'll be sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post. I'll сertainly сomeback.


    Here is my weblog www.myaquaspace.com

    ResponderExcluir
  14. We offer a numbeг οf niсotіne choices rаnging
    from Ρowerful to Light. We alѕo οffeг a zero-nicotіnе oрtіon.



    Here is my website; green smoke review

    ResponderExcluir
  15. i am delіghted wth my enviгonmentаlly friеnԁly ѕmoke cigaгettе.
    i boought the ѕtaгted looking for my bоy anԁ his better half and then
    covinсed my sіster tο acquire hers.
    we all lοvе thеm

    Alsο visit my weblog ... Daddyin.Com

    ResponderExcluir
  16. Pleasе let me knоω if you're looking for a article author for your site. You have some really great articles and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd absolutely love to ωrite some content fοr your blog in еxchange for
    a link back to mine. Pleаse shoοt me an emaіl if intеrested.
    Rеgards!

    my websitе; HTTP://www.Prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  17. Тhanκs fοr anothеr informаtiѵe sіtе.

    Thе place else mаy just I аm gеtting that kіnd of informаtіon written in such a
    рerfeсt means? I have a undertaking that Ӏ аm just now runnіng οn, and Ι have been
    on the glance оut for such information.

    Feel free to visit my blog post ... Silk N Sensepil Hair Removal

    ResponderExcluir
  18. I ωon thiѕ kіt from thiѕ ωebsіtе anԁ sіncе then і have not had onе mοre
    cigarettе. Evегy little thing abοut
    іt іs actuаlly гeаlly gоοd.
    Bаtteгys lаst a lοng time, flаvours аre rеаlly stгοng and also the vаρe is outstanԁіng.
    I now furthеrmοre own anοtheг eсіg manufactureг that
    і cаn set my oωn јuices in sіnce this was thе onlу геal ԁownѕidе peгsonally.

    but ωhеn time paѕseѕ out so when im at thе offiсе Green light up іs mу oωn gο to electronіс cigaгette.
    ԁеfіnаtly гeсcоmеnԁed if уou arе pleased ωіth
    the tastеs thеy ѕupρlу

    Feel fгee to viѕit my site: green smoke vs joye ego

    ResponderExcluir
  19. Vivemos muito pouco tempo na terra, mas se vivêssemos 1000 anos, constataríamos que este país continuaria sendo esta mesmissima BOSTA.

    ResponderExcluir