30 junho 2011

SOMOS LIVRES ? - por Davi Dias


Uma criatura sai para caçar à noite. Não importa se a caça é forte ou indefesa, qual o valor dela também não é importante. A criatura vai conseguir o que quer. Não há código moral, nem a tal ética. Não há papai nem mamãe para contar as velhas histórias sobre bruxas e raposas. NÃO HÁ BARREIRAS.

Esta criatura é livre. Ela conhece a liberdade. Ela experimenta cada minuto de um direito que as pessoas tem sido convencidos de que possuem tal direito. A criatura mantém em sua mente apenas o suficiente para lembrar o que é relevante para manter-se vivo. Sua natureza e instinto também não podem ser domados, uma vez que foi escolha desta criatura ter sua vontade liderada por eles. As pessoas não devem ser como esta criatura. Elas podem, mas não devem.

Governo, religião e família: desde tempos imemoráveis, essas estruturas têm sido usadas para nos dizer quem devemos ser, o que devemos fazer desde que nascemos. Sim, nós nascemos livres, mas isso é tirado de nós por uma ordem social que impõe que neste mundo tudo tem de ser compartilhado para que possamos ter paz.

O oposto desta paz? O Caos. Um país onde há liberdade e organização? Não há tal coisa. O Caos é algo que muitos filósofos têm tentado compreender apenas para provar um pouco dele, só para saber o que perdemos. Eu não estou dizendo que precisamos do Caos. Mas como posso ter tanta certeza antes de prová-lo?

Também temos de considerar que ainda não estamos prontos para lidar com toda liberdade. Pense nisso: se não houver lei? E se tudo o que controla as pessoas hoje em dia fossem simplesmente destruído, como tudo seria? Sim, essa é a imagem do Caos. Se nunca tivéssemos sido apresentados à Ordem, talvez o Caos não soaria tão errado. O Caos nos assusta, é por isso que não nos é permitido ser quem o nosso instinto nos diz para sermos. Nós não somos livres.

Claro, você pode simplesmente ignorar tudo o que disse e seguir seu instintos.

Mas você está pronto para enfrentar a criatura dentro de você?

Você terá coragem?


4 comentários:

  1. Liberdade plena não necessariamente implica em caos ... liberdade consciente e crítica, permeada pela ética, pelo respeito e pela dignidade não é o caos, simplesmente pelo fato q eventualmente ela seja permeada por valores q não sejam aqueles estabelecidos e aceitos de forma impositiva.

    Assim vejo o mundo e assim conduzo a minha vida ...

    ResponderExcluir
  2. Nossa liberdade regrada é a pseudoliberdade que nos concedemos para viver em grupo.
    Ela tem e deve ter limites na liberdade do outro. É o preço da vida em comunidade.
    um grande bj

    ResponderExcluir
  3. Não existe liberdade plena. Os entraves sociais, estão aí nos policiando 24 horas por dia, e aquele que ousa enfrentá-los, fica na marginalidade.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Ser livre não é fácil. Por isso que é ótimo.

    Bjs!

    ResponderExcluir