13 maio 2011

A verdadeira causa da morte de Lacraia


Foi hoje mesmo que soube que a dançarina Lacraia veio a falecer. Ouvi a notícia por volta das 13 horas, enquanto pegava carona com meu pai para trabalhar. Como é de praxe, ele ouve há anos um programa de péssimo gosto chamado "Patrulha da Cidade", da Super Rádio Tupi, que é transmitido nessa faixa de horário.

Até então os radialistas faziam suas explanações fictícias e já consagradas por explorar em demasia o sensacionalismo. E assim fizeram quando noticiaram que Jair Bolsonaro, o deputado homofóbico, estava distribuindo panfletos contra gays. Ora, é verdade que o tal deputado, indignado com a decisão do Supremo Tribunal Federal na semana passada, resolveu manifestar-se contra a diversidade. O problema foi a abordagem! O radialista debochava: "Cada um dá o que é seu...", como se ser LGBT implicasse necessariamente no ato de ser penetrado. Mas enfim, que se limitassem à ignorância. Pois não se limitaram, e ousaram ser inescrupulosos. Após noticiarem que um "traveco" matou uma mulher por ciúmes do namorado, e outras notícias tão fantasiosas quanto essa, resolveram colocar na pauta a morte da dançarina Lacraia, e foi daí que eu soube que ela havia falecido.

O erro começou por enfatizar o nome de batismo da dançarina. Ora, se ela quisesse ser chamada pelo nome de batismo, usaria o nome de batismo. Custa entender que ela é Lacraia e ponto!? Ou alguém fica por aí publicando os shows de José e Durval de Lima, ao invés de Chitãozinho e Xororó, ou Mirosmar e Welson David, ao invés de Zezé de Camargo e Luciano? Ou ainda, tecendo notícias de fofoca com o nome de Maria da Graça, ao invés de Xuxa, ou exibindo filmes com Arlette Torres, ao invés de Fernanda Montenegro? No caso da Lacraia, a intenção é realmente vilipendiar a honra, humilhar, ferir a história da dançarina.

Mas o que me deixou mais indignado, até mesmo assustado, foi quando um dos radialistas perguntou:

- Morreu de quê, de Aids?

E, ao receber uma suposta resposta afirmativa, completou:

- Viu só? Fica dando o que é seu por aí que você vai ver!, em referência à máxima proferida sobre a notícia da panfletagem do deputado Bolsonaro.

É sabido que o programa "Patrulha da Cidade" nunca teve muito escrúpulos nem muita ética ao abordar temas caros à sociedade e, por isso mesmo, polêmicos (ou melhor, polemizados) por ela, como o são os direitos humanos e a diversidade sexual. Liberdade de imprensa tem limite, minha gente. E é um limite ético! Liberdade de imprensa requer o mínimo de responsabilidade. Vincular a AIDS à prática sexual entre gays, especificamente atribuindo ao penetrado a culpa pela doença, é de um preconceito sem precedentes! Trata-se de uma irresponsabilidade inimaginável, além de refletir ignorância, retrocesso, má-fé. A atitude se assemelha àquela proferida por Marcelo Dourado, quando, ainda no reality show Big Brother Brasil 10, disse que heterossexuais não pegavam AIDS. Que história é essa de que "dar o que é seu" é condição per se de transmissão e recepção do vírus HIV? Como se não existisse prevenção entre LGBT's, como se ser LGBT fosse o bastante para ser soropositivo, como se heterossexuais usassem camisinha em todas as suas relações. E ainda, como se Lacraia fosse soropositiva.

Não é da conta de nenhum jornalista a sorologia da dançarina. A causa da morte não foi divulgada, e se não foi divulgada é porque não interessa. Há que se respeitar! Tantos e tantos artistas homossexuais e heterossexuais morrem em função das complicações do HIV e não há imprensa que tenha culhão de peitar o luto dos familiares desses artistas e de explorar sua dor em nome de um furo de reportagem que desvende que a causa da morte foi o vírus da AIDS. Por que com a Lacraia tem que ser diferente? Por dois motivos: 1) LGBT quando morre, sobretudo se, sendo biologicamente homem, trouxer consigo elementos do feminino, morre em função da AIDS. Não se pode ficar doente, emagrecer, mudar de vida, morrer, porque se é gay, tem AIDS!; e 2) Lacraia é uma aberração para nossa sociedade! Ela não se enquadra no masculino, no feminino, porque ela ousou ser mais que isso. Ela não se encaixou, não coube nas normas sociais. O que matou Lacraia não foi AIDS ou qualquer doença crônica que conste na Organização Mundial da Saúde. O que matou Lacraia, e continuará matando, infelizmente, todos os dias, é outra doença crônica que, por ser produto da sociedade, é considerada uma doença social: o preconceito.

Lacraia não morreu em função da falência de seus órgãos ou em decorrência da desfunção de coração. Lacraia foi assassinada! Sim, assassinada cruel e brutamente por programas como o "Patrulha da Cidade". E ela mesma, defunta, continuará a ser assassinada, morte sobre a morte, dia após dia, enquanto programas dessa estirpe continuarem a desrespeitá-la, destituindo-a de um direito tão fundamental, que é o direito de morrer, privando-a da dignidade na hora da partida.

Por outro lado, é de suma importância lembrar que a morte da Lacraia não é destino manifesto. A esperança de fazê-la viver está nas nossas mãos. Sim, nós já fomos capazes de eternizar tanta gente bacana, representativa, gente que iluminou nossas vidas com tanta alegria e emoção. Ou alguém duvida que Cazuza ainda viva? Eu creio que Renato Russo também está entre nós, assim como Tom Jobim, Jorge Lafond, Noel Rosa, Cássia Eller, e tantos outros, tantas outras artistas.

Vai, Lacraia! Vai em paz, Libélula do Bem! Seja feliz e transmita a alegria de viver aí, do outro lado deste palco da vida, estando certa de que você, enquanto estrela, continuará a brilhar, seja aí, seja cá, nos nossos corações!

***

Se você também se sente indignado ou indignada com a abordagem sensacionalista do programa "Patrulha da Cidade", manifeste-se. Escreva para eles! Mostre sua rejeição a esta prática. Eu fiz isto e você pode fazer também. Hoje, Lacraia é cada um de nós. Clique AQUI para acessar o site deste programa e deixar a sua manifestação de repúdio.

Fonte: Sai na Urina

10 comentários:

  1. Até então eu não sabia do tamanho vômito de palavras que se tinha feito contra a Lacraia. Concordo plenamente ela ousou, foi hit, foi pop e de todos os seus sonhos, alguns sim! foram concluidos. Há quem critique, mas ela será lembrada, hoje e todas as vezes que alguém lembrar de tamanha ousadia...

    ResponderExcluir
  2. Não sei mas cada dia vejo mais pessoas ignorantes e isso me assusta muito, por que acaba por aumentar esses tipos de preconceito, como se todo gay tivesse que morrer necessariamente de aids

    ResponderExcluir
  3. Num momento como este as pessoas mostram que estão cada vez mais deixando de ser seres humanos!

    Este post venceu um prêmio lá no meu blog!
    Veja aqui amigo: http://justoedigno.blogspot.com/2011/05/os-melhores-da-semana-chupa-que-e-de.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. sinceramente não perco meu tempo com esse tipo de programa barato e sem ética. pessoas assim não são jornalistas e merecem um bonito "cala boca" para aprenderem a ser portar com decência na profissão e nas suas relações com o próximo.

    esse tipo de gente deveria ser banida da área jornalista. recuso-me a compactuar com pessoas assim na minha profissão.


    encontrei seu blog no JED do meu querido amigo serginho.


    amei!
    gde bj meu

    ResponderExcluir
  5. Sim, também me senti indignado. Não conheço o programa e confesso que prefiro nada escrever porque os responsáveis não merecem a repercussão (negativa ou não) que esperam ter ao divulgar uma notícia da maneira como fizeram.
    Querido, outro dia percebi que você entrou no "Identidade G" como seguidor. Verifiquei a sua página e não localizei um blog seu. Apenas os que você segue. Agora, por acaso, encontrei você e o seu ótimo blog.
    Parabéns, gostei de tudo aqui.
    Bj.s
    Junnior.

    ResponderExcluir
  6. Excelentes críticas, excelentes posicionamentos! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Cada dia que passa a ingnorãncia impera nas pessoas.
    Beijos querido, ótimo domingo

    ResponderExcluir
  8. Ridícula demais a posição deles...hoje mesmo estava comentando com minha colega de trabalho que é jornalista, dos absurdos que são ditos pelos radialistas no ar...eles não tem responsabilidade nenhuma com a notícia que propagam.

    ótimo esse texto amigo...muito bem escrito.
    Me emocionei com o final.

    abraços

    ResponderExcluir
  9. EU NÃO ENTENDO PORQUE QUESTIONAR CAUSA DA MORTE SE A PESSOA JA ESTA MORTA ??? DOQUE MORREU NADA IMPORTA MAIS PORQUE ESTA MORTO... ACHO QUE DEVERIA RESPEITAR PELO MENOS A FAMILIA E O DEFUNTO...

    ResponderExcluir
  10. LACRAIA FOI SUCESSO,ACONTECEU E TODOS GOSTAVAM DA FIGURA DELA... ISTO ACHO QUE INCOMODOU... MAS DEIXOU UMEXEMPLO DECOMO UM AFRODESCENDENTEE GAY ÉTRATADO EALVO DE FALATORIO.... LACRAIA NÃO ESTAVA NEM AÍ E FOI BEM ELA MESMO,FEZ SUCESSO E ACONTECEU... É VERDADE E DOU FÉ ! JAMAIS SERÁ ESQUECIDA !

    ResponderExcluir