É muito comum escutarmos de
certos pedagogos, teóricos do ensino, secretários de educação, proprietários de
colégios particulares e outros “especialistas” que o professor é imbuído da
“missão” de ensinar. Para eles ser professor é, acima de tudo, um “sacerdócio”.
Mesmo a recente substituição da palavra “professor” pela palavra “educador”
aconteceu em função deste discurso politicamente correto, que é quase
hegemônico. Discurso repetido a exaustão nas universidades, em livros, teses,
entrevistas, festinhas escolares, reuniões de pais, reuniões pedagógicas etc,
etc e etc. Contudo, apesar de todas as boas intenções embutidas, tal
perspectiva é frágil. Não se sustenta, não resiste a uma análise lógica
apurada. Na verdade, qualquer pessoa um pouco mais perspicaz é capaz de
perceber que ela é nociva ao desenvolvimento da profissão. Acaba por sabotar a
própria condição de profissional do professor.
O “discurso missionário” dilui o
caráter intelectual inerente à formação acadêmica do professor. O que resulta
em uma filosofia pedagógica frouxa que tende a valorizar mais a “vocação para
ensinar” do que o “preparo para ensinar”. O místico em detrimento do
pragmático. Senão vejamos: termos como “missão” e “sacerdócio” automaticamente
chamam outros como “abnegação” e “sacrifício”. Vista dessa forma a educação
deixa de ser uma atividade laica para ganhar ares quase que religiosos. O
professor deixa de ser um profissional que estudou muito para poder transmitir
e produzir conhecimento, para ser uma espécie de emissário de algo maior do que
ele, uma força superior transcendente para a qual ele cumpre uma “missão” em
“sacerdócio”.
E, como se sabe, na tradição
Ocidental, prática religiosa é sinônimo de sacrifício pessoal. Sacrifícios que
variam em grau e intensidade: podem ir desde não comer carne vermelha em um dia
específico do ano até a autoimolação. Daí a razão pela qual, ultimamente,
têm-se aceito com tanta facilidade que professores sejam ameaçados, ofendidos
ou espancados por alunos. Daí a razão pela qual, ultimamente, têm-se culpado
única e exclusivamente o professor quando o aluno não aprende. Daí a razão pela
qual, ultimamente, se especula tanto sobre levar a informática para a escola
quando na mesma escola ainda faltam livros didáticos e fotocópias é um luxo.
Sendo agredido, reprovando um aluno ou trabalhando em condições precárias, é
sempre o professor que falhou, pregam os “especialistas”. Ofício visto como
sacrifício.
Em meio a esse ambiente moral,
falar em interesses pessoais (quiçá lucro) ganha ares de mesquinharia. É digno
de vergonha confessar que dá aulas apenas para se sustentar, porque é o que
sabe fazer, porque gosta ou simplesmente porque é a única profissão que tem
duas férias por ano, como dizia o físico e professor “quase Nobel” César
Lattes. Exigem-se sempre ideais elevados. Não basta ser professor, têm que
participar. Educação não vem mais de casa, deve ser adquirida na escola.
Professor, que em dias remotos foi chamado respeitosamente de mestre, tornou-se
“educador”.
E o moderno educador deve ser ao
mesmo tempo pai, mãe, psicólogo, catequista, enfermeiro, monitor de computação,
ideólogo, recreador e agente social do corpo discente ao qual serve. Ensinar e
cobrar o que se ensinou tornou-se sinônimo de educação retrógrada. A escola,
que antes servia para transmitir às novas gerações a tradição cultural da
humanidade, tornou-se uma mistura de deposito de crianças e adolescentes,
shopping, parque temático e campo de férias. Oficialmente entra de tudo, de
danças eróticas até rap com letras sexistas e violentas, extraoficialmente o
que entra não cabe numa mochila de rodinhas: armas brancas, armas de fogo,
drogas lícitas e ilícitas, socos ingleses, celulares para os mais diferentes
objetivos e por aí vai. Criticar essas práticas é condenar-se a ser tachado de
preconceituoso.
Aluno não é mais aluno: é
educando, pois, como se diz por aí, a palavra “aluno” significa “sem luz” em
latim (não é verdade). Vê-los como seres “sem luz” é inadmissível e não louvar
sua linguagem e cultura pessoal (quase sempre televisiva e de gueto) é
fascismo. Ensinar alta cultura e valorizar a erudição é entendido como
deplorável elitismo fora da realidade. Diante dela muitos “especialistas”
costumam retrucar sarcasticamente: “e para que serve para o educando saber quem
foi Shakespeare?”. Como responder a isso? Como responder a uma pergunta que é
tola por si só, mas que chega carregada de um tom pretensamente revolucionário
e democrático? Afinal, não foi profetizado que “os simples herdarão a Terra”?
De fato, já estão herdando (Rei
Lear?). Já vi diversos professores defendendo que normalistas alfabetizadoras
deveriam ser mais bem remuneradas do que pós-doutores que passaram décadas
estudando para chegar aonde chegaram. A justificativa seria a de que ensinar a
ler e escrever é mais “nobre” do que tagarelar em uma cátedra. Se é ou não é
pouco importa. O fato é que mais uma vez, passionalmente, sem reflexão, se
desdenha os espinhos da teoria em função da ação missionária direta. Ao mesmo
tempo, curiosamente, é interessante notar que não é comum entre professores
universitários assumirem o “discurso missionário” no trato com seus alunos de
graduação. Ele é difundido, sobretudo, no ensino primário, fundamental e médio.
Ou seja: entre aqueles que recebem a teoria, não entre aqueles que a produzem.
Exceção feita, claro, para certos catedráticos em didática. Sendo nesses casos
impossível saber até que ponto trata-se de mera retórica. Até porque boa parte
deles jamais lecionou para as séries sobre as quais teoriza.
O “discurso missionário” é tão
forte que basta observar o resultado de concursos do tipo “Professor do Ano” ou
“Professor Nota 10”, para identificá-lo em sua forma mais avançada. Não raras
vezes os vencedores são profissionais pouco preparados. Pessoas que mal sabem
ler, mas ensinam a ler. Pessoas que mal sabem contar, mas ensinam a contar. Em
contrapartida, esses “educadores modelo” enfrentam todo tipo de obstáculo para
cumprir sua “missão”. Às vezes, acordam às quatro horas da madrugada para
fazerem uma viagem de barco de três horas que os levarão até um casebre perdido
na floresta amazônica, onde darão aulas para cinco ou seis crianças da região.
Sem querer tirar o mérito inegável destas ações, é preciso reconhecer que
nesses casos se premia o sacrifício, não a competência propriamente dita; que,
sim, pode até existir, mas é irrelevante diante do exemplo de abnegação que
representam.
Apesar de ter ganhado força no
mundo pós-moderno, o “discurso missionário” está entranhado em nossas raízes
culturais há séculos. Por exemplo: praticamente todo manual de filosofia
desdenha a contribuição dos sofistas gregos, apontando como um de seus
principais vícios o fato de que cobravam para ensinar. Muitas vezes não passam
de notas de rodapé. Só aparecem para servir de contraponto à figura gigantesca
de Sócrates, o pensador humilde e corajoso que ensinava de graça e que morreu
para defender seus princípios. A célebre frase “tudo que sei é que nada sei”,
uma das sentenças mais mal compreendidas de todos os tempos, sempre citada como
exemplo de ideal pedagógico, joga por terra toda a obra conjunta dos
“gananciosos” sofistas.
Na Idade Média, durante o
nascimento das universidades, quando mestres clérigos passaram a ministrar um
ensino desligado do contexto monástico, para burgueses, foram duramente
atacados. O futuro santo Bernardo de Claraval, o poderoso abade de Cister, foi
um dos críticos mais ferozes da nova pedagogia. Acusava seus defensores de
serem meros “vendedores de palavras”, sacrílegos culpados de oferecer para quem
quiser pagar a “ciência que só a Deus pertence”. Muita gente foi parar na
fogueira por conta disto.
Os séculos seguintes apagaram as
fogueiras e fizeram da educação um direito de todo cidadão. Educar as massas
tornou-se uma “missão” civilizadora que deveria ser levada a cabo a qualquer
custo, mesmo que o preço fosse a vulgarização do conhecimento e o nivelamento
por baixo dos envolvidos no processo educacional. Tanto dos mestres quanto dos
alunos. Dessa forma, o que ocorreu não foi uma vitória de nenhum dos lados e
sim um armistício, armistício que gerou uma aliança. As duas perspectivas se
fundiram. Infelizmente, o que poderia criar um edificante caminho do meio ao
estilo budista acabou por degenerar-se e transformou o professor em um
estereótipo sem nuances.
Hoje o “educador” é infantilizado
em seu próprio ambiente de trabalho. É constrangido a participar de ridículas
dinâmicas de grupo, brincando de dança da cadeira, trocando fitas coloridas,
pulando corda ou falando com fósforos acesos na mão. Vê-se levado a ler páginas
e mais páginas de metáforas tão bonitinhas quanto inúteis sobre
“alunos-sementinhas que crescem com a água do conhecimento” ou sobre
“alunos-folhas-ao-vento que devemos recolher e dar direção”.
E o pior é que tais práticas
bizarras e alienantes são vendidas pelos “especialistas” como o suprassumo da
modernidade educacional. Quem não se submete é mal visto e tachado de
“corta-onda”, “tradicionalista”, “antigo”. O resultado é que, cada vez mais, o
necessário abismo cultural entre “educandos” e “educadores” diminui. Ambos
cantam as mesmas músicas no chuveiro, assistem às mesmas novelas descerebradas,
votam nos mesmos candidatos no Big Brother, postas as mesmas piadinhas no
facebook, leem os mesmos livrinhos da moda e assistem os mesmos filmes pipoca.
Assusta o fato de que muitos professores orgulham-se de sua “postura
descolada”, acusando seus colegas mais ortodoxos de serem chatinhos
pseudo-intelectualóides, como se ser ou almejar ser um intelectual fosse algo
negativo por definição. Vivemos na era das fobias. Será que essa é a
intelectofobia? Em todo caso, vale lembrar que na China da Revolução Cultural
mandaram intelectuais para campos de trabalho, proibidos de ler e debater, para
aprenderem a ser “povo”.
O professor está se afastando de
forma irrecuperável de sua função intelectual. De contestador e crítico da
realidade por meio do ensino, entrega-se sem reagir à condição de marionete
artificialmente alegre. Se existe de fato uma “missão” a ser cumprida, trata-se
de uma missão suicida. E a lavagem cerebral a qual são submetidos os acadêmicos
dos cursos de licenciatura por meio do “discurso missionário” levam-nos a se
resignar com facilidade excessiva as suas terríveis consequências. Perdemos os
referenciais. Há tempos que o ideal de professor deixou de ser o genial
Aristóteles para tornar-se a professorinha Helena da novela “Carrossel”.
Visto na: Revista Bula
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