28 junho 2015

Mulheres do Brasil: ascensão, conquistas e desafios


        Das cozinhas para os escritórios, a mulher brasileira vem deixando para trás o estereótipo de dona de casa. Hoje, o estigma de sexo frágil é substituído por mulheres capacitadas que ocupam posições que antes eram exclusivamente dos homens, como a eleição de Dilma Rousseff para a presidência do Brasil; é notável que tais mudanças sejam importantes, mas não realmente suficientes. 

Desde a sua inserção no mercado de trabalho, na Revolução Industrial, as conquistas femininas tais como o direito ao voto e ao divórcio, permitiram a elas um espaço maior na sociedade. O movimento feminista, por exemplo, que busca a igualdade entre os sexos, ganha todos os anos milhares de adeptas. Através de caminhadas e protestos, como a Marcha das Vadias, buscam chamar a atenção da sociedade contra o machismo. 

Entretanto, mesmo diante de muitas conquistas, vale salientar que a mulher ainda é colocada de forma desigual em relação ao homem. Mesmo sendo maioria da população e também mais escolarizadas, elas recebem em média 30% a menos que os homens no mesmo cargo, de acordo com uma pesquisa do IBGE de 2012.

A violência e a falta de respeito, impulsionados pela coisificação da mulher pela mídia, são outros entraves encontrados pelas mulheres. A cultura do estupro, tão enraizada na sociedade brasileira, deixa claro que mesmo com a conquista da pílula anticoncepcional em 1960, a mulher não alcançou ainda, a total liberdade sobre seu próprio corpo. 

Portanto, se faz necessário, a real cooperação entre homens e mulheres como acreditava Simone Beauvoir. É importante, o estímulo pela mídia, de campanhas que preguem uma relação equânime entre os gêneros. Cabe também as famílias e as escolas, o combate ao sexismo entre as crianças e ao Estado, o incentivo as empresas em proporcionar uma equiparidade de oportunidade entre os sexos. Sendo assim, as mulheres deixarão de serem vistas como as Amélias de Ataulfo Alves, para serem as Marias de Milton Nascimento. 

Aluna: Tayanne Adrian Santana Morais da Silva
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário