15 outubro 2013

Salvar a natureza é salvar a humanidade

          
            Indubitavelmente, a intensa produção de lixo na sociedade moderna acaba desestruturando todo o ecossistema. Uma vez que, o lixo jogado na natureza contamina a água, prejudica a fauna e a flora, compromete a saúde de grande parte da população e ainda contribui para as enchentes que ocorrem em algumas cidades. Além disso, o desperdício de água, que é bastante latente, colabora de forma negativa para que haja um desequilíbrio ambiental, afetando assim, não só o meio ambiente, mas também toda a humanidade, já que os dois estão interligados.
            Como se sabe, diversas empresas contribuem para a intensificação da poluição ambiental, uma vez que seus gases altamente tóxicos contaminam tudo e todos que estão a sua volta. Além disso, essas empresas ainda depositam resíduos nos rios, tirando assim a vida dos animais aquáticos e prejudicando a saúde dos ribeirinhos que por sua vez dependem quase que exclusivamente dessas águas.
            No entanto, existem empresas como a Biogás do Estado de São Paulo, que retiram o metano que se forma com a putrefação do lixo nos aterros sanitários e o transforma em eletricidade. Esta iniciativa é bastante benéfica. Isto porque, procura diminuir a quantidade de lixo que é depositado nos aterros. Mas, não são apenas as empresas que contribuem para a degradação, a própria população não se preocupa muitas vezes em fazer coleta seletiva no bairro, nem mesmo em casa e ainda desperdiça água, atitude esta que deveria ser evitada.
            Portanto, faz-se necessário que haja uma maior preocupação por parte das empresas. Se elas começarem a diminuir a quantidade de gases emitidos e de lixos depositados em rios e solos, sem dúvidas diminuirá o risco de doenças por contaminação da água que acaba gerando intoxicação. É preciso também que a população faça sua parte, deixando de lado o velho hábito de jogar lixo nas ruas e começando a separá-lo, assim evitará os riscos de enchentes. São pequenos atos que podem salvar a natureza e consequentemente a humanidade.
Aluna: Juliana do Nascimento
Professor: Diogo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário