06 maio 2013

Transtornos e fuga atravéz da arte


     Sabe-se que a seca no nordeste brasileiro é um enorme transtorno causado por fatores climáticos e geográficos da região. Tal problema apresenta um grande crescimento nas últimas décadas e, consequentemente, vem tornando precárias as condições de vida de várias famílias. Por outro lado, a seca tem um papel importante em relação a arte nordestina, pois o sofrimento e dificuldades enfrentados nela servem de inspiração à vários artistas. 

     Atualmente, a seca nordestina possui uma grande repercussão mundial e faz parte de diálogos e questionamentos de vários indivíduos. Um dos principais fatos relacionados é o caso da transposição do Rio São Francisco, que foi criado pelo governo com o intuito de resolução para problemas causados pela seca. Porém, muitos na sociedade não aceitam esta transposição por diversos motivos em que, dentre os quais, se destacam os fatores ambientais, que serão bastante afetados. 

     Outro fato em relação a seca é a questão econômica, pois em tais regiões os principais meios de sobrevivência familiar, a agricultura e a pecuária sofrem enormes danos, muitas vezes irreversíveis. Consequentemente, regiões que não apresentam a seca, mas possuem relação de comércio entre tais lugares, sofrem uma modificação econômica bastante considerável. Tal fato vem preocupando muito, já que seu expressivo crescimento acarreta muitos transtornos sociais. 

     Com o intuito de aliviar o sofrimento, vários artistas expressam seus problemas e dificuldades em suas obras, que acabam muitas vezes obtendo repercussões mundiais. Tais artes possuem características únicas e informam à sociedade o estilo de vida de pessoas que vivem nas regiões de seca e servem como alerta ou protesto relacionado a este transtorno. 

     Portanto a seca nordestina, sem dúvidas, é um problema que deve ser solucionado ou amenizado rapidamente. Meios midiáticos e obras de arte relacionadas a este tema possuem uma importante contribuição para expandir informações a toda sociedade. Investimentos nas áreas que sofrem com a seca, envios de carros pipa, por exemplo, são ótimas ferramentas assim como a conscientização social, para acabar com o sofrimento de diversas famílias. 

 Aluno: Silvestre Gomes 
Professor: Diogo Didier

Um comentário:

  1. A realidade cruel é mesmo inspiração para muitos.
    Nós que somos da região é que sabemos parte do sofrimento aqui vivido.
    Diogo, adorei o texto.
    Xeros

    ResponderExcluir