21 outubro 2011

Como Fazer uma boa redação?



TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Texto que se caracteriza por analisar, explicar e interpretar os vários aspectos associados a uma determinada questão e apresenta argumentos para defesa de uma tese.

ESTRUTURA DO TEXTO

TEMA

É uma afirmação contida numa frase sobre o assunto do texto. É genérico e abrangente. Por isso, deve ser analisado com cautela.

TÍTULO

É, geralmente, uma expressão curta que contém uma simples referência ao assunto. O título não deve ser genérico e deve antecipar o posicionamento do autor.

BASE DA REDAÇÃO

Introdução

Nela, o autor formula uma tese, assume um ponto de vista, que será discutido e provado no desenvolvimento. Tudo isso, partindo da definição e delimitação do tema. É a parte mais simples do texto.

Desenvolvimento

É a parte da argumentação propriamente dita. Nela, o autor comprovará a tese, de forma consistente ao dar informações, apresentar dados, exemplos, justificativas de forma gradual e progressiva.

Conclusão

Demonstração da validade da tese defendida, com base nos argumentos apresentados. Pode ser um resumo de tudo o que foi argumentado ou uma paráfrase do que foi dito na introdução do texto.


Um comentário:

  1. Ser livre e ter o direito de penssa e ter liberdade de acordo com as leis.

    ResponderExcluir