15 junho 2011

Mata-se por quê?


Por Arnaldo Jabor

Em Recife, felizmente, foi condenado uma rapaz que tinha matado o pobre Alcides Nascimento, que era um menino de origem humilde, mas um prodígio de estudante esforçado e que estava se formando em Biomedicina.

Mata-se por amor, mata-se por ideologias, mata-se por Alah. Mas no Brasil surgiu um novo tipo de assassino: aquele que mata sem motivo. Os novos assassinos são produzidos por nossa cultura violenta, com competição brutal, com homens perdidos num cotidiano incompreensível. A compaixão hoje é vista como perda de tempo ou de lucro.

O psicopata é o doente do século 21, ele não sente culpa, não há o outro para ele, só ele existe em sua total solidão. O psicopata rico está em toda parte, em bares, em bancos, em cargos políticos altos. Ele mata ou engana para vencer na vida. Já o psicopata pobre mata nas vítimas o próprio destino vazio, perdido no nada do país, cercado de morte por todos os lados, no noticiário, nas imagens de massacres...ele mata para preencher este nada.

O assassinato é um ato excitante traz a sensação de algo ter acontecido. Esse criminoso já tinha matado por causa de uma camisa no carnaval do Recife, foi preso e nossa doce justiça deu-lhe regime semi-aberto. Ele fugiu, claro, para matar esse pobre menino. A lei penal é arcaica porque o crime é mutante, livre e a justiça é aprisionada em códigos lentos e velhos. Essa tragédia aconteceu porque o assassino não achou quem ele ia matar e disse: “vou deixar alguém estirado aí no chão, o primeiro que aparecer para não perder a viagem”.

Que tal?


3 comentários:

  1. é assustador no que este mundo se esta a tornar, e mais assustador pensar que o mundo é reflexo do que somos, perde-mos os valores a sanidade mental perde-mos tudo, não passamos de seres repugnantes que os os animais sem intelecto são bem mais puros e evoluídos do que nós, chego a ter vergonha de fazer parte dos "seres humanos"
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. É revoltante tudo isso..=(

    abraço querido.

    ResponderExcluir
  3. É... até que as vezes o Jabor fala algo que preste rs

    E digo mais, não tenho nada a acrescentar, só a parabenizar, esse mala pelo que disse, e você pela iniciativa de partilhar conosco.

    Bjs!

    ResponderExcluir