08 maio 2011

Para a Homofobia não há Justificativa



Os constantes ataques contra a comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais) deram origem a um neologismo que classifica os atos de violência cometidos contra essa classe. Homofobia é o nome da palavra em questão que trás no seu bojo as marcas da brutalidade de grupos extremistas, pautados num discurso dito “conservador” como justificativa para insultar, maltratar, inferiorizar e muitas vezes matar homossexuais no Brasil e mundo a fora. Essa onda de selvageria está alicerçada em normas sociais as quais dizem que a homossexualidade é uma abominação e deve ser contida. Ora, isto seria motivo suficiente para justificar a matança dos gays, como se estes fossem pragas sociais, ou uma epidemia que precisasse ser contida?

A nossa educação religiosa herdada, principalmente da cultura Cristã, e depois incorporada pelas Igrejas Evangélicas, pode ser destacada como a principal causa da perseguição contra os homossexuais. Essas instituições usam as escrituras sagradas para disseminar o ódio e a intolerância, dizendo para isto que a homossexualidade vai de encontro às leis de Deus e sendo assim, deve ser abolida da sociedade. Tal posicionamento, no entanto, não pode ser visto com total racionalidade, pois além de não justificar em completude a homossexualidade por um viés humanístico, contribui para alavancar os já altos índices de violência humana, reproduzidos com assiduidade pelos meios midiáticos.

Só no Brasil, por exemplo, tem se presenciado com perplexidade o tsunami de crueldade que está avançando contra a comunidade gay. Mesmo com conquistas significativas, como por exemplo, a aprovação recente da União Homoafetiva pelo Supremo Tribunal Federal – STF, os gays do país enfrentam um vilão ainda indomável por aqui, a violência. Esta que cresce assustadoramente, como sempre noticia o site do Grupo Gay da Bahia – GGB, que faz constantes levantamentos sobre a dura realidade vivida pelos LGBTTs no país. Geralmente muitos dos crimes de ódio contra os gays são motivados por razões desconhecidas, ou seja, mata-se por pura crueldade, ou pelo fato da vítima ser homossexual assumido.

Os chamados homofóbicos, pessoas que se sentem afrontadas com a presença/existência de gays na sociedade, são os principais responsáveis pelas barbáries defrontadas contra os LGBTTs. Eles, os homofóbicos, falam mal, batem e até matam homossexuais por se dizerem aversos as práticas sexuais de suas vítimas. Entretanto, a psicanálise explica, na figura renomada de Freud, que tamanho ódio nada mais é do que um conflito interior que tenta negar algo que está dentro do subconsciente do agressor. Em outras palavras, a pessoa homofóbica não consegue entender a homossexualidade por que algum membro da cadeia que constitui a sua própria sexualidade não está totalmente solidificado. Por isso, apoiam-se na força bruta como válvula canalizadora para expulsar de dentro os tormentos que lhe afligem. Porém, isso não justifica a brutalidade pelo qual os gays vêm sendo tratados nos últimos anos por esses trogloditas.

Para alguns, entender que a homossexualidade é uma prática tão normal quanto à heterossexualidade parace impossível. Por causa desse bloqueio, muitas pessoas se armam com um discurso violento, ou até mesmo com a força física, fazendo com que cresça no país os crimes desse gênero. Diferente do que muitos pensam a homossexualidade não veio para extinguir a raça humana. Ela, como se sabe, sempre existiu e continuará existindo, por isso qualquer argumento contra sua presença será inútil e a tentativa de conté-la será igualmente frustrada. Assim, não é na base de socos e ponta-pés que a sociedade vai “conter” a homossexualidade de ninguém. Ela não é um animal irracional que deve ser preso, acorrentado ou caçado. Homossexual é antes de tudo um ser humano e merece ter seus direitos perpetuados, preservados e, sobretudo respeitados.



15 comentários:

  1. ótimo texto, e infelizmente é isso que vc apontou, estamos em uma sociedade com mentalidades arcaicas e que não está pronta para evoluir!!!
    adorei essa ultima imagem, vai para o meu blog ;)

    ResponderExcluir
  2. Não sei até quando isso irá acontecer, sei que enquanto existir apoio moral das Igrejas evangélicas, esses seres escrotos continuarão a com essa violência gratuita!
    As vezes penso em ser radical! olho por olho dente por dente... mas acho que isso tambem não funcionaria!
    O melhor seria a educação nas escolas desde a mais tenra idade!

    Diogo meu lindo, seu texto esta perfeito!
    Beijos meu amigo

    ResponderExcluir
  3. Fiz questão de divulgar este texto no meu twitter. Um texto sensível e ao mesmo tempo lúcido. Parabéns.

    Gostei muito mesmo!

    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Bravo! O texto está super claro e interessante, tanto que vou publicar em meu blog depois...vou logo avisando...kkk.
    Precisamos conscientizar crianças, adolescentes, adultos, pais, professores...a sociedade como todo, de que a homossxualidade é algo natural. Já homofobia é algo anormal, na verdade é um câncer para nossa sociedade.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Lamentavél...

    Bom texto.

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo sabe que não só pelo motivo de uma religião ou outra que existe essa violencia contra o homosexualismo.
    A maioria dos agressores em geral nem em religião freguentavam ou voce acha que aqueles rapazes que quebraram um lâmpada no rosto de outra joven que estava em companhia de homosexuais eram coroinhas ou obreiros???.
    A discriminação vai muito mais longe do que religiões ou coisas assim que leigos estão acostumados a culpar.
    acho que antes de falar sobre discriminação olhe para si mesmo e pense se voce não é nem um pouco preconceituoso.

    ResponderExcluir
  7. Sheldon Cooper todo arrebentado!

    ResponderExcluir
  8. POOOORRA!!
    Pra começo de conversa Homosexualismo é uma DOENÇA!!!

    Vão dar o cu na esquina viadinhos, EU GOSTO DE BUCETA!!! BUCETA!!!

    ResponderExcluir
  9. prezado darth_djoba

    vá comer uma buceta meu filho, ninguem esta querendo lhe impedir disso. (olha os heteros falando em preservar a familia ai meu povo)

    ResponderExcluir
  10. Bom isso é a escória da humanidade LIXOS com doenças bom por um lado sobra mais garotas

    ResponderExcluir
  11. Vc Homofobicos estão Sendo a Disgraça para o brasil
    vcs se achão os bons por quererem ter relaçoes com mulheres Por favor
    vão se tratar que vai ser melhor para todo mundo.
    espero que os filhos de vcs nao sofrao o preconceito igual a o q
    nos gays sofremos.
    nos sim somos homens pq aguentamos muuuuuito calado.
    agora so digo uma coisa para vcs
    Esta bem perto Quem bater em Gay
    vai preso!
    isso mesmo deu de injustiça pod at
    demorar mais o de vcs esta guardado
    todo o mau que vcs fizerao vai ter volta nao vai ser eu que vou fazer algo com vcs
    vai ser Deus.
    pq se eu peco por ser gay
    vcs pecão muuito mais pela agresao ao ser humano
    muuuitos de voces sao machistas burros sem visao de mundo em paz
    Deus deu o Livre arbitrio para todos poderem fazer oq quiserem
    e vcs querem acabar com a paz e a felicidade de muitos gays.
    E muitas familias que tem
    seus filhos assasinados,
    que tem seus filhos agredidos,
    por uns idiotas sem carácter,
    era isso q eu tinha para falar para vcs
    cuidem bem do que vcs fazem,
    pq um dia deus pode castigar vcs
    com seus proprios filhos.
    era isso bjs
    Jeffree Glass

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto o seu! Parabéns! Compartilhei.

    ResponderExcluir
  13. A moda da homofobia!!!
    Tem q acaba com essa merda com porrada na viadagem!!!
    Nao ah justificativa para o gaysmo...

    ResponderExcluir
  14. por mim gay já nascia morto, ai eu não perdia tempo batendo neles

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!
    Sou evangélica, e de forma alguma sou homofóbica. Respeito o ser humano independente de raça, gosto, etc ...
    Gostei do seu texto, pois não há motivos que justifiquem agressões aos homossexuais (ou qualquer outro grupo), porém o que alguns líderes evangélicos lutam não é para aumentar ou incentivar a homofobia. Simplesmente lutamos por um conceito, uma tradição nossa, uma crença... Da mesma forma que o homossexual ou qualquer outro grupo lutaria caso vise um outro grupo querendo leis que o impeça de crer no que ele quer crer.
    Tenho certeza que aqueles que agridem aos homossexuais não forem incentivados por igrejas ou líderes. Tenho acompanhado todos os processos, debates, programações,... em relação ao tema e em momento algum houve um comentário ou indireta em relação a prática de tal violência. Nós não incentivamos a violência!
    Tenho alguns amigos homossexuais e os respeito assim como respeito aos héteros.
    Não é a igreja evangélica que quer disseminar o mal, pelo contrário...

    ResponderExcluir