19 abril 2011

O Mundo e o Brasil Precisam de Poesia SIM!

Como é difícil manter vivo os registros culturais de uma sociedade. Seja uma pintura, uma música, um poema, um filme, ou qualquer outra forma vitalícia de armazenar o que há de nativo de uma cultura. Nada mais parece ganhar aquele “status” de importância dos grandes clássicos que aprendemos ao longo da nossa educação. Na Literatura isso toma proporções inimagináveis, sobretudo no Brasil onde o número de bons leitores é um dos menores do mundo. Esse déficit no conhecimento literário, no entanto, vem sendo sutilmente sanado há alguns anos por grandes nomes da música nacional que, heroicamente tentam resgatar o que há de mais autentico na poesia do país. Entre tantos nomes, um em especial merece ser destacado, pelo tratato sócio-histórico e humanístico que tem dado para a Literatura e para a música do Brasil. Maria Bethânia é uma destas artistas, quiçá a única, que ao longo da sua carreira vem exaltando o que existe de mais nativo na cultura nacional, no repertório dos seus shows.

Como se sabe, recentemente Bethânia foi envolvida numa polêmica na qual girava em torno de um Blog, um microblog denominado “O Mundo Precisa de Poesia”, do qual ela postaria pequenos vídeos recitando poesias de grandes nomes da Literatura do Brasil e de Portugal. O embate desse assunto tinha como válvula propursora a obtenção de R$ 1,3 milhão pelo Ministéro da Cultura, para a criação de tal blog. Quando este valor foi divugado na internet, rapidamente várias pessoas de posicionaram contra a aprovação do projeto da cantora, baseado em vários argumentos: o valor era muito alto para a criação de um blog; a cantora estava se apropriando do dinheiro público pelo fato de ser uma pessoa famosa; ela deveria dar o exemplo de dignidade e não usar o dinheiro público para a criação de algo tão supérfluo; a ministra da cultura, irmã do então cantor Chico Buarque, tem sua parcela de culpa por favorecer Bethânia na aprovação do blog; e, o mais absurdo de todos os argumentos, poesia não é importante.

Depois desse mar de ignorância, inúmeras acepções podem ser formuladas em defesa do blog de Bethânia. Isto porque, no Brasil, a sociedade está acostumada a valorizar o que é supérfluo, inculto, ou seja, coisas desnecessárias e que muitas vezes não acrescentam nada de construtivo para a formação da intelectualidade humana. A mídia televisiva, por exemplo, introjeta nos seus telespectadores certos programas que não agregam nada de relevante para melhorar a sociedade brasileira. O Big Brother Brasil é um bom exemplo disso. Com quadros que beiram ao ridículo e participantes, na sua grande maioria acéfolos, esse programa tem mostrado que a decadência televisiva é um fenômeno em construção. Mesmo assim, a sociedade sabe votar a cada paredão, contribuindo para que algum participante que, em nada ajudará na melhoria da socieade, torne-se mais um milionário.

Ainda no campo da valorização do que é desnecessário, têm-se a copa do mundo que acontecerá aqui no Brasil em 2014. Até agora R$ 23 bilhões de reais foram disponnibilizados para a construção de novos estádios, melhorias na área de transporte público e tudo o que possa servir de suporte para acomodar os milhares de turistas que visitarão o país nesse período. Entretanto, essa mesma nação que gasta quantias exorbitantes para a copa, não tem dinheiro para investir na melhoria da educação de base, para aumentar os sários desumanos pagos aos aos médicos, ou, no contexto em questão, proteger o que ainda restou da cultura nacional, seja na Literatura, música ou nas artes em geral.

O que falar então da internet. Ferramenta vital para o mundo globalizado, ela tem se tornado imprescindível na propagação de ideologia e apreensão de conhecimentos. No entanto, ela também virou uma arma nas mãos de pessoas extremistas, oportunistas e polêmicas que, a todo o momento se aproveitam de algum fato para alardear posicionamentos controversos e mal fundamentados. Isto foi o que aconteceu com a polêmica em torno do blog de Bethânia, pois muitos dos internautas que se posiconaram contra a criação desse blog nunca leram nenhum clássico literário, ou tão pouco sabem da importância da literatura para a construção sócio-política e cultural da sociedade brasileira.

Além disso, é mais que merecido que Bethânia seja a porta-voz desse projeto, uma vez que não é de hoje que ela contribui para a valorização, exaltação e divilgação do que há de mais rico, autentico e único da poesia musicalizada nacional. Assim, o governo dando apoio a esse projeto, não está só ajudando a manter viva a nossa cultura, mas também está investindo em outra instância carente no país, a educação. Ou seja, um povo que não é educado passa pelo crivo de não se enquadrar em uma determinada cultura, esta, a qual a Literatura foi uma das principais protagonistas. Portanto, argumentar contra a criação do blog de Bethânia é ir de encontro com a educação em sua acepção mais abrangente. É desconsiderar o papel exercido pela Literatura no curso da história. É ignorar o trabalho, muitas vezes irreconhecido, realizado por Maria Bethânia em cantar o Brasil como poucos artistas nacionais o fizeram. Por tudo isso, o país precisa SIM de poesia. Da mesma forma que o mundo também precisa de poesia e de artistas do cacife de Maria Bethânia.

31 comentários:

  1. pode ate precisar d cultura , mas 1.3 milhões para uma só pessoa ¬¬ a vá.
    obs: os 23 milhões q vão ser gastos vão gerar empregos e da qualidade de vida a pessoas e poesia faz isso?

    ResponderExcluir
  2. Ressaltando que o que o ministério da cultura fez não foi fornecer o dinheiro em questão ao projeto de Bethânia e sim fornecer a permissão de arrecadar tamanha quantia com a iniciativa privada. Muito bom o texto amigo, concordo com cada palavra que tu dissestes! Abraço.
    Isa Lua.

    ResponderExcluir
  3. Poesia gera emprego sim! Se tem alguém que escreve, alguém precisa publicar certo? Se alguém publica, alguém tem que vender, correto? Logo conclui-se que alguém tem que fazer o transporte. Agora vai fazendo as contas aí de quantas pessoas podemos envolver direta e indiretamente com a poesia. O que dizer então de quem ensina literatura? Sabia que a literatura é responsável por muitas pesquisas em faculdades, sendo temas de trabalhos de diversas áreas? Desde o mais óbvio que é a área de Letras passando pela área da Psicologia e até mesmo do Direito? Isso não é gerar emprego?

    O mal de brasileiro é esse, não entende nada de literatura, acha que são apenas palavras bonitas escritas em um pedaço de papel. Culpa de um ensino antigo equivocado que não ensinava literatura, e sim história da literatura, dando mais valor pra decorar data e nomes de escritores do que a literatura em sí. Sorte das futuras gerações que hoje isso está mudando. Ler uma poesia não é mais decorar palavras bonitas que rimam no final e acabou aí. Poesia e literatura de uma forma geral quando bem ensinadas e levam o leito a ser uma pessoa que analisa, que procura as respostas não explícitas. Poema não é só falar de amor, poema é antes de tudo uma análise do próprio ser humano em relação ao ambiente em que ele vive e questionar o que é certo e errado. É ter a capacidade de analisar o mundo com os próprios olhos. E se isso não é ter qualidade de vida, então sinceramente eu não sei o que é.

    ResponderExcluir
  4. A questão não é se a poesia é importante ou não.
    Literatura é sempre bom.
    Mas existe uma coisa chamada PRIORIDADES, e em um país como o nosso, aonde FALTAM empregos, renda, escolas e hospitais.
    Você destinar milhões para um blog na internet, aonde sequer 20% da população tem acesso a internet ?
    E acha que isso não é disperdicio ?
    Isso é não ter senso de nada, sendo de burguês que passa a vida dentro do quarto e em um mundinho fechado, incapaz de enchergar a realidade da sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  5. O que aconteceu é que se divulgou que a Maria Betânia pessoa física, que iria receber esse montante. E nós população, que iríamos financiar.
    Desde que a iniciativa privada se encarregue desse feito não vejo problema nenhum.
    Jamais o estado deve financiar uma idéia dessas, isso não concordo mesmo. Pois mesmo que a vida deva ser cercada de poesia, o Estado não deve financiar algo tão pouco palpável assim, o Estado apenas deve financiar algo que traga benefícios a todos os cidadãos e poesia, é algo que não agrada maioria.

    ResponderExcluir
  6. 1.3 milhões ???
    e tem gente que acha que tudo correrá dentro da maior lisura?
    ô povo....

    ResponderExcluir
  7. Trabalhar que é bom ninguém quer. Querem é arrumar uma desculpa bonita, como "cultura, poesia", para preguiça. O Brasil precisa de engenheiros, técnicos, administradores, economistas. De artista metendo a mão no bolso do povo o Brasil está cheio e somos o que somos. É hora de mudar esse papinho intelectualóide e ser mais prático e focado em desenvolvimento. É isso que põe comida no prato das pessoas. Vá lá recitar poesia no SUS e veja se é isso mesmo que o Brasil precisa.

    ResponderExcluir
  8. E é o povo que vai financiar o blog sim. O valor doado ao blog da Mariazinha será abatido dos tributos devidos das empresas que se prestarem a isso.

    ResponderExcluir
  9. Vai tomar no cu de quem apoia uma merda dessa!!!!
    País de merda!

    ResponderExcluir
  10. por 1.3milhão claro que não precisa!
    Ahhh vai trabalhar vagabunda!!!

    ResponderExcluir
  11. que lixo de blog, parabens!!!

    ResponderExcluir
  12. Trabalhar que é bom ninguém quer. Querem é arrumar uma desculpa bonita, como "cultura, poesia", para preguiça. O Brasil precisa de engenheiros, técnicos, administradores, economistas. De artista metendo a mão no bolso do povo o Brasil está cheio e somos o que somos. É hora de mudar esse papinho intelectualóide e ser mais prático e focado em desenvolvimento. É isso que põe comida no prato das pessoas. Vá lá recitar poesia no SUS e veja se é isso mesmo que o Brasil precisa. [2]

    ResponderExcluir
  13. AAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!devooooolllllllveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!quanto vale essa poesia? nome: poesia do desesperado inconformado.

    ResponderExcluir
  14. o brasil precisa de mais gente otária isso sim, ai aumentaria a minha possibilidade de virar milionario, hahahah

    ResponderExcluir
  15. O mundo precisa de poesia SIM! Comer é para os fracos.

    ResponderExcluir
  16. isso, o Brasil e o mundo precisam de poesia SIM! e acabar com os empregos e a educação, viver em um mundo miserável.

    ResponderExcluir
  17. É tão poético morrer na fila do hospital público!

    Só intelectualóides bichinhas conseguem ser tão imbecis a ponto de defender essa palhaçada de blog de 1,3 milhões achando que é uma coisa boa pra sociedade.
    Sem noção!!!!!

    ResponderExcluir
  18. É tão poético morrer na fila do hospital público!

    Só intelectualóides bichinhas conseguem ser tão imbecis a ponto de defender essa palhaçada de blog de 1,3 milhões achando que é uma coisa boa pra sociedade.
    Sem noção!!!!!

    ResponderExcluir
  19. É tão poético morrer na fila do hospital público!

    Só intelectualóides bichinhas conseguem ser tão imbecis a ponto de defender essa palhaçada de blog de 1,3 milhões achando que é uma coisa boa pra sociedade.
    Sem noção!!!!!

    ResponderExcluir
  20. É tão poético morrer na fila do hospital público!

    Só intelectualóides bichinhas conseguem ser tão imbecis a ponto de defender essa palhaçada de blog de 1,3 milhões achando que é uma coisa boa pra sociedade.
    Sem noção!!!!!

    ResponderExcluir
  21. cara na boa 1.3 milhões de reais para criar um blog de poemas sendo que vai ser só videos porque ela nao cria uma conta no youtube e posta os videos la e pronto nao precisa mais que isso


    isso é o que eu acho

    ResponderExcluir
  22. É impressionante ver tantas mentes ignorantes opinando num lugar só. Como alguém pode abrir a boca para dizer que poesia não é importante? Que Literatura não faz parte das nossas práticas humanas? Falar algo tão irracional é se assemelhar ao primitivismo dos homens pré-históricos.
    Literatura está em todos os cantos. Numa música, numa pintura, numa novela, num livro, num discurso, numa rua, numa pichação, numa grafitagem. Ou até mesmo onde menos imaginamos, a Literatura se faz presente.
    Quanto a ela dar ou não dinheiro, a resposta é bem simples: Valorizar a Literatura, poética e prosadamente e contribuir para a educação. Lembre-se qu foi através de movimentos literários que o Brasil chegou a alcançar a democracia. Quem está dizendo isso não sou eu, enquanto blogueiro, mas sim a história desse país, da qual vocês devem ter faltado a aula na época do colégio.
    Outra coisa importante. Em nenhum momento defendo que a Literatura é mais importante do que a saúde ou a educação. Se essas pessoas tivesses lido o meu texto com mais criticidade perceberiam isso. Entretanto, muitos dos internautas preferem opinar nos posts dos blogs sem ao menos terem lido o conteúdo dos textos.
    Respeito a opinião de cada um SEMPRE. Mas chamo a atenção desse povo para uma questão básica chamada educação. Se você pode até achar que ouvir Maria Bethania e que a contribuição dela para a sociedade não são coisas importantes. Porém, dizer que a Literatura, seja ela na poesia ou na prosa, não é importante, então, você ou é doido, ou é ignorante, ou faltou as aulas das disciplinas de História e Literatura.

    ResponderExcluir
  23. Porra, apresenta o blogspot pra ela hahahahahhaha.

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro ler e escrever poesias! <3

    ResponderExcluir
  25. A questão é que na lista de pessoas que receberam o benefício da captação desses recursos estão coisas absurdas, mas mais absurdas ainda que um blog que Maria Bethânia quer fazer...

    E outra: só porque a pessoa não é interessada em poesia ou teatro ela se torna ignorante? Façam o favor, ignorante é pensar ser mais inteligente que os outros por causa disso.

    ResponderExcluir
  26. A questão aqui não é valorizar o canto de Bethânia. Nem dizer que Literatura é mais importante do que outras coisas. Também não é criar um duelo de INTELIGÊNCIA, como bem falou a menina acima, mas sim ressaltar que a Literatura tem uma grande IMPORTÂNCIA na cultura do mundo e do Brasil, e isso não pode ser esquecido.

    As pessoas que preferem se ancorar no discurso de que: kiteratura não enche de comer a mesa do brasileiro; um blog desse valor é absuro; ou dizer que Literatura não tem importância é porque não lerem criticamente o meu texto, do qual eu dou exemplos CLAROS de coisas que são valorizadas no Brasil, com o DINHERIDO PÚBLICO, e poucas pessoas, além de mim, conseguem enxergar.

    Aposto com qualquer um que esse blog será um sucesso de acessos, critica e de respeito a nossa cultura. Postumamente, as novas gerações terão contato com o que há de mais autêntico da cultura nacional. Poderão desfrutar das palavras de grandes mestres da arte de escrever. E sentirão vontade de, através das palavras, mudar um pouco a visão desse país tão acostumado a valorizar coisas insignificantes.

    Se Literatura dá dinheiro?! Ora, se Literatura está intimamente ligada à educação, é evidente então que ela seja um negócio rentával, tanto socio quanto intelectualmente. Intelecto, na verdade é algo pouco usado no Brasil, onde as pessoas estão acostumadas a repetir o discurso do outro sem muitas vezes fazer uma reflexão prévia.

    Por isso, as pessoas que opinam contra a criação do blog, apresentem para mim um argumento RACIONAL para tal. Mas antes disso, lanço o desafio de ler o meu texto para então poderem opinar o respeito. Tenho certeza que alguns terão uma opinião menos limitada sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  27. O pior de tudo é aparecer um boiola desses defendendo. Queeee poesia de cú é rola rapaz. Curto ler bastante e tals, mas poesia é a escrita mais inútil criada. E a grana vai ser financiada com dinheiro publico sim! O dinheiro vem da iniciativa privada, mas tais empresas terão o valor abatido nos impostos.
    Mas se essa Maria Bethania tiver no mínimo vergonha na cara, ela vai deixar isso pra lá.

    ResponderExcluir
  28. O pior de tudo é aparecer um boiola desses defendendo. Queeee poesia de cú é rola rapaz. Curto ler bastante e tals, mas poesia é a escrita mais inútil criada. E a grana vai ser financiada com dinheiro publico sim! O dinheiro vem da iniciativa privada, mas tais empresas terão o valor abatido nos impostos.
    Mas se essa Maria Bethania tiver no mínimo vergonha na cara, ela vai deixar isso pra lá.

    ResponderExcluir
  29. Diogo, Li o seu texto inteiro e discordo veementemente da sua posição de defender o tal "fomento" ao blog da Betânia.
    Gostaria que você soubesse que a maioria das pessoas não se importa com o conteúdo do blog que ela vai lançar. Poderia ser de poesia, receita de acarajé ou ainda sobre futebol que muitos gostariam, outros não e a vida seguiria.
    Entretanto, disponibilizar dinheiro público, para uma atividade que não é de primeira necessidade (Você pode escrever milhões de palavras e nunca me convenceria que arte é mais importante que saúde, alimentação e educação) é uma afronta ao bom senso.
    A grande verdade que essa Lei Rouanet, que capta dinheiro para incentivar a cultura, é completamente distorcida e tem que ser revista o quanto antes.
    Uma lei voltada à cultura deveria privilegiar o povo que consome a arte e paga por ela, e não artista que é o eu acontece hoje em dia.

    Abraço

    Roberto

    ResponderExcluir
  30. Roberto, entendo a sua posição, mas em NENHUM momento eu digo que a Literatura é mais importante do que a saúde ou a educação. Pelo contrário. No meu texto eu deixo CLARO que no Brasil existem sim prioridades e uma delas é investir em educação.

    Eu entendo que incentivar o blog, seja ele de Bethânia ou não, é investir em educação sim, pois Literatura faz parte dos parâmentros educacionais e está intimamente ligada a História e outras disciplinas humanísticas que contribuíram para a formação intelectual desse país.

    Acho que você não fez uma leitura crítica do meu texto. Por isso, se for o caso, sugiro que você e TODOS os internautas, leiam com CRITICIDADE as minhas palavras acima, para depois fazer um comentário. Não se posicione contra ou à favor, sem nenm ao menos ter lido o meu texto.

    Mesmo assim, agradeço a sua presença, bem como a de todos que se posicionaram!

    ResponderExcluir
  31. Diego,

    Primeiramente, gostaria de lhe dizer que sou formado em literatura e um ávido leitor. Tenho três blogs, dois deles direcionados a literatura, portanto, tenho a mesma reverência e o mesmo entendimento a respeito da importância da literatura, mas, ainda assim, discordo radicalmente que dinheiro público deva fomentar tal atividade.

    Resolvi, humildemente, seguir seu conselho e ler novamente o texto, na esperança de não ter entendido alguma coisa, mas sinto muito! Continuo, democraticamente e respeitosamente, não concordando com a sua defesa ao “incentivo” do governo a criação desse blog.

    Gostaria de deixar claro para você que também admiro a Bethânia como artista. Para mim ela é a maior cantora do Brasil. Nessas situações, porém, devemos separar a “Artista” da “Cidadã”, para conseguirmos ter uma visão mais isenta, mais lógica e menos emocional.

    Eu sei que o seu texto não é somente sobre o blog da Bethânia. A idéia da alienação cultural circula por suas palavras e eu até concordo em muita coisa com você, mas o ponto principal do post é a defesa do blog, aí sou contra.

    Da mesma fora que você me convidou a ler seu post mais uma vez, gostaria que você refletisse sobre a Lei Rouanet, que é a grande vilã dessa história toda no meu entendimento.

    Um Bom dia para você!

    Roberto

    ResponderExcluir